POLÍTICA | Justiça cassa vereadores na Bahia por fraude em cota de gênero

A Justiça Eleitoral cassou nesta segunda-feira, 16, o mandato de dois vereadores do partido Cidadania eleitos no último pleito municipal de 2020 na cidade de Coração de Maria, a cerca de 110 km de Salvador, por fraude no sistema de cotas de gênero. Ação semelhante tramita na Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista, desde 2020, pedindo a cassação de dois vereadores eleitos. Hoje foi realizada uma audiência de instrução e julgamento. SAIBA MAIS.

Em Coração de Maria, perderam o mandato os vereadores Davilson da Silva Miranda e João Rios de Oliveira, eleitos naquele ano. Na decisão, o juiz eleitoral Tardelli Boaventura também decidiu anular todos os votos recebidos pelo partido nas eleições de 2020 e redistribuí-los com base no coeficiente eleitoral.

Na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), proposta pelo diretório municipal do PSD, a sigla alega que o Cidadania apresentou “candidaturas fictícias” femininas com o objetivo de cumprir a cota de 30% do mínimo de candidaturas do gênero determinada pela Justiça Eleitoral. Motivou a ação o fato de duas delas não terem recebido nenhum voto.


COMPARTILHAR