Atendendo um pedido do ex-vereador e empresário do ramo ótico, Gildásio Queiroz , o vereador Hildérico Nogueira (Tiquinho), do PDT, apresentou e a Câmara de Itapetinga aprovou por unanimidade projeto de Decreto Legislativo que concede título de Cidadão Honorífico de Itapetinga ao deputado federal Adolfo Viana de Castro Neto, atual presidente do PSDB na Bahia e líder do partido na Câmara dos Deputados.
Na mesma sessão legislativa, nessa quarta-feira, 4, foi também aprovado o projeto que concede título de Cidadão Itapetinguense ao deputado estadual Tiago Brandão Correia, do PSDB. De acordo com a direção da Casa Legislativa, os títulos aprovados serão outorgados aos homenageados em ato solene e festivo em data a ser anunciada nos próximos dias.
O deputado Adolfo Viana, como é mais conhecido, tem 41 anos e é natural de Salvador, capital baiana. Foi eleito deputado estadual pela Bahia em 2010, e novamente em 2014. Em 2018 foi eleito deputado federal, com 102.603 votos.
Ele é um dos principais representantes políticos da região norte do estado, estando filiado ao PSDB desde 2007. A família de Adolfo possui tradição na política baiana. Seu pai, Antônio Honorato, foi deputado estadual por vários mandatos, e seu avô, também chamado Adolfo Viana (abaixo), foi prefeito da cidade de Casa Nova, localizada no norte da Bahia.
Histórico Político
- 2010 – Candidatou-se a deputado estadual, alcançando êxito, sendo o mais jovem parlamentar eleito, com 33.576 votos;
- 2014 – Concorreu novamente como deputado estadual, tendo obtido a reeleição com 62.625 votos;
- 2018 – Candidatou-se a deputado federal, tendo sido eleito com 102.603 votos;
- 2019 – Tornou-se presidente do PSDB-BA;
- 2021 – Foi eleito líder do PSDB na Câmara dos Deputados, para o ano de 2022
O deputado estadual Tiago Brandão Correia (acima), por sua vez, é natural de Vitória da Conquista e tem 42 anos de idade. Graduado em medicina Veterinária pela UFBA , possui especialização em Administração, foi diretor geral da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (SETAD) e presidente da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (LIMPURB).
Eleito vereador de Salvador, 2013-2016 e reeleito 2017-2020, esteve suplente de deputado 2019-2023 até assumir o cargo de deputado estadual em fevereiro de 2019, após a licença do deputado Leo Prates. Efetivou-se em novembro de 2020, em substituição ao deputado estadual Marcell dos Animais (PSDB), que teve perda de mandato declarada pelo TSE.