POLÊMICA | Extintor de incêndio pode voltar a ser obrigatório em carros de passeio

Extintor de incêndioA Comissão de Transparência, Fiscalização e Controle (CTFC) discutiu o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 159/2017 que torna obrigatória a instalação de extintores de incêndio com carga ABC nos automóveis. 
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADEMadeireira Sudoeste
O dilema entre a possibilidade de proteger os passageiros e a a imposição de uma obrigação excessiva ficou evidente nas opiniões manifestadas por participantes da audiência pública. 


Essa obrigação foi extinta em 2015 por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), vice-presidente da CTFC e relator do projeto, conduziu o debate e anunciou que deve apresentar seu relatório nos próximos dias. Veja mais na reportagem da TV Senado. | Fonte: Agência Senado.
Tipos de extintor
O extintor do tipo ABC serve para combater a maior parte do incêndios que podem surgir em veículos. O equipamento é indicado para combater chamas em materiais sólidos. Exemplos desses materiais são plásticos, madeira e tecido (como o revestimentos de bancos).
Há ainda os líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool e diesel. Equipamentos elétricos energizados, como a bateria e o alternador, também são exemplos.
De acordo com informações da Associação Brasileira de Normas Técnicas, o extintor de incêndio é “um aparelho manual utilizado com a finalidade de combater princípios e focos de fogo que contém um determinado agente extintor para certos tipos de incêndios. Segundo a ABNT, a classificação do tipo de incêndio, e do respectivo extintor, vai de A a D.
Classe A
É originado pela queima de materiais combustíveis sólidos que geram resíduos. Entre esses resíduos há  papel, madeira, plásticos termoestáveis, borrachas, tecidos e fibras orgânicas.
Classe B
Causado pela combustão de líquidos ou gases inflamáveis. Exemplos são combustíveis, graxas e plásticos que queimam apenas em superfície e não geram resíduos.
Classe C
Incêndio gerado pela queima de equipamentos e instalações elétricas energizadas. Isso inclui chicotes elétricos de veículos, quadro de força, fiação, transformadores, eletrodomésticos, etc.
Classe D
Fogo causado por metais combustíveis como magnésio, titânio, potássio, lítio, sódio e zircônio.

COMPARTILHAR