POLÊMICA | Diretor da Saúde demitido por ‘batcu’ foi nomeado por Bolsonaro em 2019


O Ministério da Saúde demitiu o servidor responsável por uma apresentação de dança erótica do “batcu” em um evento promovido pela pasta. Andrey Roosewelt Chagas Lemos era diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde.

Em 2019, ele foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro como membro titular do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. As informações são da revista Crusoé. Na época, Andrey era filiado ao PcdoB há 21 anos e presidente da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (UNALGBT).

Andrey é doutorando no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Políticas Públicas em Saúde pela Fiocruz.

No vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher aparece dançando ao som da música “Batcu”, da cantora Aretuza Lovi, diante de uma plateia que a aplaude, durante o 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil. O evento aconteceu na quinta-feira (5).

Dois dias depois, o Ministério da Saúde publicou uma nota em que afirmou que havia demitido Andrey. Ele assumiu a responsabilidade pelo ocorrido.

“O Ministério da Saúde informa que neste sábado (7/10) adotou as devidas providências para a exoneração, a pedido, do Diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da pasta, que assumiu integralmente a responsabilidade pelo episódio inadmissível ocorrido durante o 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa)’, diz a nota.

“O Ministério da Saúde reforça que o episódio isolado não reflete a política da pasta nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizado no encontro. O evento, vinculado à Secretaria de Atenção Primária à Saúde, teve como objetivo apoiar a implementação e gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural”.


COMPARTILHAR