PM EM AÇÃO || Distrito de José Gonçalves recebe Projeto “Quebrando o Silêncio, Ação Proteção!”

Dia 17 deste mês o Projeto “Quebrando o Silêncio, Ação Proteção!”,  iniciativa da Ronda Escolar Rural, chega ao distrito de José Gonçalves, zona rural de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, com ações sociais da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar. O evento terá início às 13h30.

A Ação Social de Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil será na quadra da Escola municipal Centro Educacional Moisés Meira e ofertará à comunidade rural atendimentos gratuitos, como: serviços de saúde, consulta jurídica, atendimento à mulher, palestra, estética , diversão infantil e oficinas.

O projeto propõe ações Sociais nas escolas municipais da zona rural, através de conteúdo sobre a prevenção e a autoproteção da violência sexual infantil. Visando a mobilização da comunidade, escola e segurança pública para o fortalecimento da rede e o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

A primeira versão do projeto foi desenvolvida em 2018, com crianças de 4 a 12 anos, gestores educadores, psicólogos , Conselho Tutela r e comunidade escolar de 11 distritos de Vitória da Conquista. As atividades realizadas através de vídeos e palestras alcançaram mais 2.835 crianças, através das diferentes parcerias.

No dia do Enfrentamento ao Abuso Sexual Infantil, 18 de maio de 2018, a Ronda Escola Rural promoveu uma Ação Social na quadra da Escola municipal Maria Leal, zona rural de Vitória da Conquista.

O evento contou com a participação de diversos parceiros, com oferta de palestras, atendimento clínico, psicológico, corte de cabelo, banda de música e oficinas. O público estimado foi de cerca de 700 pessoas.

A segunda versão do projeto Quebrando o Silêncio, Ação Proteção!, assim como a anterior, conta com o Centro Integrado de Direitos da Criança e do Adolescente. As ações ocorrerão em 11 Distritos de Vitória da Conquista : Bate-Pé, Cabeceira da Jiboia, Cercadinho, Dantelândia , Iguá, Inhobim, José Gonçalves , Prados o, São João da Vitória , São Sebastião e Veredinha.

Nesse novo ciclo, o objetivo geral continua sendo o de contribuir para o fortalecimento a rede de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes na zona rural de Vitória da Conquista.

Ações

Articular as organizações sensíveis ao enfrentamento da violência sexual infantil, para intercambiar metodologias e fortalecer uma rede de cooperação mútua, formando um grupo de voluntários mobilizadores sociais para a prevenção da violência sexual contra crianças e adolescente s e sua autoproteção.

“Falar de enfrentamento à violência sexual infantil é falar de direitos humanos, é falar de como ficar seguro e protegido. É dizer da importância da participação popular e do fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGD) para que seja realizado um trabalho que possa ser preventivo e, ao mesmo tempo, possa interromper trajetórias de violências”, enfatiza o texto oficial do evento. || Sudoeste Digital (Conteúdo), com informações da 92ª CIPM.


COMPARTILHAR