Na manhã desta quarta-feira (12), o vereador Edivaldo Ferreira Junior (PSDB) fez um pronunciamento destacando o trabalho realizado pela administração municipal e parabenizou o colega vereador Alexandre Xandó pelo nascimento de sua filha, ressaltando a honra de crescer em uma cidade que tem sido um exemplo para a Bahia. “Todos os nossos filhos têm a grande honra de crescer numa cidade que é um modelo para o estado”, afirmou o vereador, referindo-se às diversas conquistas de Vitória da Conquista no início deste ano.
O vereador destacou as obras realizadas em Vitória da Conquista desde o começo do ano, incluindo pavimentações em diversos bairros como Bairro Bela Vista, Guanabara e Panorama, além da revitalização do Cristo e da Avenida Brumado o selo ouro na educação, com o reconhecimento nacional do município. “A nossa cidade tem se tornado um exemplo, especialmente com iniciativas que priorizam a educação e o bem-estar social”, afirmou.
Dentre os avanços mencionados, Edivaldo também citou a criação da Lei Municipal que dá prioridade à matrícula de crianças com transtorno do espectro autista, a proibição do uso de celulares nas escolas municipais e a ampliação dos serviços de saúde e campanhas de prevenção. A administração também lançou o primeiro Centro de Triagem de Resíduos Sólidos e implantou o IPTU digital, além de fortalecer a Muralha Digital no trânsito, destacando o compromisso da gestão com a modernização da cidade.
Apesar dos avanços na cidade, o vereador não deixou de apontar os desafios enfrentados pela Bahia, especialmente em relação à taxa de desemprego e a situação de pobreza no estado. “No terceiro trimestre de 2024, a Bahia apresentou a segunda maior taxa de desemprego do país, com 9,7%, ficando atrás apenas de Pernambuco, que registrou 10,5%”, revelou Edivaldo, destacando também que quase 60% da população baiana vive abaixo da linha da pobreza, com 17,6% em situação de miséria.
O vereador criticou a falta de ações concretas do governo estadual para melhorar essas condições, mencionando o impacto dessa realidade na vida dos baianos e, particularmente, dos conquistenses. “Infelizmente, o governo do estado não vem cumprindo seu papel em relação à população, especialmente nas questões como a merenda escolar”, afirmou.
Edivaldo aproveitou para destacar as iniciativas da administração municipal na área da educação, mencionando os 36 milhões de reais investidos nos últimos três anos para melhorar a infraestrutura das escolas municipais, resultando na reforma de 80 a 90 unidades. Além disso, ele elogiou a terceirização da merenda escolar, que desde abril de 2024 passou a atender 149 escolas da rede municipal com merendeiras e nutricionistas, garantindo a qualidade na alimentação dos estudantes.
O vereador frisou que o Tribunal de Contas do Município (TCM) apontou apenas observações de melhorias nos processos e não identificou prejuízos ao erário ou irregularidades nos recursos públicos. “A prefeitura tem se antecipado na implementação de diversas medidas para melhorar a educação e os serviços públicos em nossa cidade”, salientou Edivaldo.
Ao finalizar seu discurso, o vereador reafirmou que, embora Vitória da Conquista seja um exemplo de administração pública, ainda existem grandes desafios para melhorar as condições econômicas e sociais da população, especialmente em relação às políticas estaduais. “Enquanto nossa cidade faz sua parte, infelizmente o estado não tem cumprido com suas responsabilidades”, concluiu. | por Giselle Trindade.