Durante o seu pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 13, o vereador Edivaldo Ferreira (PTB) destacou a necessidade de duplicação da BR 116, relembrando os transtornos causados por acidentes nessa via na semana passada. “A Via Bahia deixou de ser uma vergonha regional para ser uma vergonha nacional, com todos aqueles acidentes ganhando repercussão nacional após 40 horas de congestionamento”, declarou. Para o vereador, esses acidentes poderiam ter sido evitados caso a Via Bahia já tivesse executado a duplicação da BR 116.
Edivaldo destacou que a Via Bahia foi contratada em 2009 pela ANTT para realizar 580 km de duplicação nos trechos da BR 116 ao longo da Bahia. “Infelizmente, a Via Bahia duplicou apenas 70 quilômetros, que compreende o trecho entre Feira de Santana e o Paraguaçu. Agora, ela reivindica um reequilíbrio do contrato junto a ANTT para viabilizar aquilo que nos deve em contrato”, lamentou o edil.
O vereador lembrou ainda que em 2018 a concessionária foi condenada em R$ 5 milhões por danos morais coletivo, devido a essas ausências, mas entrou com recurso e a sentença está sem desfecho judicial. “Já tivemos várias reuniões nesta Casa e fora daqui para cobrar a duplicação da Via Bahia. Estamos sem perspectivas de melhoras. A Via Bahia é uma vergonha nacional”, pontuou.