A Polícia Federal, em articulação com as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia e de São Paulo, deflagrou a Operação Mente Bloqueada para desarticular núcleos de uma facção criminosa com atuação em Camaçari e outros municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). A ação teve como resultado a prisão de quatro indivíduos, o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão e o resgate de duas crianças vítimas de abuso.
A operação ocorreu simultaneamente em diversos municípios da Bahia e na cidade de São Paulo/SP, onde foram cumpridos três mandados de prisão e um mandado de busca e apreensão em um condomínio de luxo. Entre os presos, está um dos principais líderes da organização criminosa que, segundo as investigações, era responsável por comandar execuções, sequestros, tráfico de drogas e ocultação de cadáveres, além de ordenar ações criminosas à distância.
O alvo principal possuía mandados de prisão expedidos pela 26ª Delegacia Territorial de Abrantes e pela 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari, onde é investigado como mandante de diversos homicídios na RMS, sendo considerado um dos criminosos mais procurados da região.
Resgate de vítimas e flagrante em Feira de Santana
Durante a operação, duas crianças vítimas de abuso foram identificadas e resgatadas. A ação contou com o apoio da Polícia Civil da Bahia, por meio do Núcleo de Repressão e Combate aos Crimes contra Criança e Adolescente, que efetuou a prisão em flagrante de um indivíduo em Feira de Santana, no momento do cumprimento de mandado de busca e apreensão.
Estrutura da operação e órgãos envolvidos
Participaram da operação policiais das Delegacias da Polícia Federal de Barreiras, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus e da sede da Superintendência Regional em Salvador. A FICCO/BA é composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
A cooperação interestadual com a FICCO/SP e a atuação conjunta com unidades especializadas da Polícia Civil foram decisivas para o cumprimento dos objetivos da operação, que reforça o combate à criminalidade organizada e à impunidade nos territórios de maior incidência.