PLANTÃO | Conquista na rota do fogo: Mais de 400 incêndios florestais foram combatidos nos últimos dois meses na Bahia

Desde julho, membros do Corpo de Bombeiros da Bahia estão empregados na Operação Florestal 2024. De lá, até o momento, foram 422 incêndios debelados em áreas ambientais. A corporação explicou que o mês de setembro é um período crítico, com maior possibilidade de ocorrências e por isso o combate foi reforçado.

Divididas em cinco Bases Florestais, as equipes realizam o enfrentamento ao fogo em áreas de mata para preservação da fauna e da flora. Além do combate, 720 orientações preventivas também foram promovidas para a população.

As equipes estão empregadas nas cidades de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e em Vitória da Conquista (Base Sudoeste).

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, os profissionais utilizam a Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, para monitorar as áreas do estado com maior foco de calor e riscos de incêndios florestais.

CRIMES AMBIENTAIS

Vale ressaltar que, autores de crimes ambientais poderão ser responsabilizados com base na Lei 9.605/98. Fogueiras e queimadas intencionais em lixo ou pastos, e até mesmo no descarte incorreto de cigarro, podem causar incêndios nas áreas de mata.


COMPARTILHAR