O pré-candidato a prefeito de Conquista, Waldenor Pereira (PT), tem mais dois encontros de escuta e acolhimento de propostas da população conquistense, neste fim de semana. O primeiro é no sábado (01), às 19h, na Urbis VI, ouvindo também os moradores dos bairros Renato Magalhães, Morada Real, Vila Elisa, Vila Bonita e Santa Mônica. Já no domingo (02), às 9h, a plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) será na sede do distrito rural de Inhobim, praça Durval Santos, com a participação das comunidades de Baixa da Porteira, Abelhas, Assentamento Arizona, Três Lagoas, Cachoeira, Riachinho, Tapera, Queimadas, Matinha, Lixa, Sossego e Barro Vermelho.
Posto de saúde e merenda escolar são alvos de denúncia
Plurais, democráticas, inclusivas: assim têm se mostrado as plenárias da caravana Fala aí, Conquista!, onde a voz é do povo. Na última quarta-feira (29), no encontro com moradores dos bairros Cruzeiro, Pedrinhas, Petrópolis e Nova Esperança, a moradora do quilombo urbano Beco de Vó Doula, Edineide Gonçalves, reclamou muito do posto de saúde. “É um estado de calamidade pública, descaso total. Estou com exame de coração na nossa unidade básica de saúde, que agora em junho vai fazer um ano! Se eu tivesse de morrer, já estava morta! A nossa criança fica gripada, com febre, com sintomas respiratórios, e o posto não nos dá esse suporte da inalação. É sempre assim: mandam a gente procurar o hospital. E chega no hospital, onde tem outras emergências, nos dizem que era caso para o posto de saúde resolver”.
Mãe de seis filhos e avó de seis netos, Edineide também usou o microfone para denunciar a questão da merenda escolar. “Muito triste. Todos os dias, qual foi a merenda da escola? Ovo! Durante uma semana, é criança de 2 a 5 anos de idade, todos os dias comendo ovo! Outros netos meus, em outro colégio, foi mingau todos os dias. Tanto que eles nem estão mais merendando na escola”.
Waldenor reforçou que as falas de quem melhor conhece os problemas das comunidades são fundamentais como guia para a formulação do Programa de Governo Participativo. “Em cinco mandatos consecutivos, os companheiros Guilherme e Zé Raimundo fizeram muitos investimentos importantes na cidade e governaram com transparência, democracia e compromisso social. E eu, como pré-candidato a prefeito, estou com uma responsabilidade muito grande, que é fazer ainda mais do que eles fizeram. Estou disposto, confiante e determinado, mas preciso da ajuda de vocês. Preciso que cada pessoa demonstre suas preocupações, inquietações, sugestões, ideias, projetos pra gente reconstruir Vitória da Conquista”.
Até aqui, o PGP já realizou 11 plenárias na zona urbana (Patagônia, Bruno Bacelar, Bateias, Panorama, Jardim Valéria, Vila América, Guarani, Miro Cairo, N.S. Aparecida, Jurema e Cruzeiro) e 9 em distritos rurais (São João da Vitória, Cercadinho, Dantilândia, José Gonçalves, Veredinha, Iguá, São Sebastião, Pradoso e Bate-Pé). Ainda faltam duas em distritos rurais (Cabeceira da Jibóia e Inhobim) e mais 8 na cidade (Urbis VI, Nova Cidade, Alto Maron, Lagoa das Flores, Ibirapuera, Campinhos/Simão, Bairro Brasil e Zabelê).