PF prende três por prática de crime ambiental em Cândido Sales; atividades poluíam o Rio Pardo

Resultado de imagem para lavagem de couro bovino em rio

Três pessoas foram presas pela Polícia Federal durante a Operação Dark Water (Água Escura, em tradução livre), na manhã desta quarta-feira, 16, no município baiano de Cândido Sales, a 590 km de Salvador. A PF disse que o nome da operação é uma alusão à caraterística poluída da água após a prática dessa atividade. Os nomes não foram divulgados.

Com participação de agentes do IBAMA, a operação é resultado de uma investigação sobre atividade ilegal de lançamento de resíduos sólidos e líquidos, sem tratamento, no Rio Pardo, que corta o município. Segundo a PF, o crime vem sendo cometido por conta da curtição de couro na região, sem autorização dos órgãos ambientais responsáveis. 

Ainda segundo a PF, além do cumprimento dos três mandados de prisão preventiva, a operação se estende a busca e apreensão, além de três medidas cautelares diversas, que visam suspender atividades de natureza econômica na região. 

SUSPEITOS FORAM ADVERTIDOS

As investigações tiveram início em janeiro deste ano, por meio da Delegacia da Polícia Federal de Vitória da Conquista. Os suspeitos vinham recebendo notificações e advertências dos órgãos desde 2008, mas continuaram incorrendo nas práticas criminosas, informou a PF. 

Nos documentos, era solicitada a realização de um Plano de Recuperação da Área, mas os responsáveis não atenderam aos pedidos. Os envolvidos serão autuados pelo crime previsto no artigo 54, inciso V, da Lei 9.605/98, referente a Crimes Ambientais. A prefeitura do município será responsável pela eliminação dos dejetos de forma adequada para que não ocorram mais prejuízos à natureza.


Celino Souza, Notícias da Polícia Federal, com informações da PF/VCA

COMPARTILHAR