PF EM AÇÃO | Com alvo em Conquista, Operação Vulnerare prende 14 em ação contra exploração sexual infantil

As polícias Federal e Civil prenderam 14 pessoas em seis estados durante a Operação Vulnerare contra exploração sexual infantil, que vem sendo realizada desde 16 de agosto. Uma das prisões ocorreu em Vitória da Conquista, com o alvo sendo indiciado com base no artigo 217 do Código Penal: estupro de vulnerável (pena de 8 a 15 anos).

O mandado de prisão mais recente ocorreu nesta terça-feira (21), no Jardim Lucélia, em Sumaré, SP, mas o suspeito não foi localizado.

Durante as atividades, os policiais prenderam outro investigado por estupro, no último dia 7, em Hortolândia.

Ao todo foram cumpridos 15 mandados de prisão em Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Valinhos, Pedra Bela, Peruíbe, São Paulo (Capital), além de São Joaquim (SC), Boa Esperança (MG), Sinop (MT), Vitória da Conquista (BA) e Bandeirantes (PR).

A operação teve como objetivo cumprir mandados em aberto de pessoas que já deveriam estar presas em razão de condenações.

Segundo a PF, a ação conjunta visou criminosos foragidos que cometeram delitos sexuais como estupro, estupro de vulnerável, além de adquirir, guardar ou divulgar pornografia infantil.

Stella Veracay, delegada da PF, afirma que o trabalho em conjunto com a Polícia Civil está sendo realizado com o objetivo de obter imagens desses criminosos.

“Em nosso banco de dados temos muitos vídeos, mas ainda não tínhamos identificado o criminoso e a vítima. A partir de uma tatuagem, pinta, ou outra característica poderemos chegar até aos envolvidos que realmente participaram dos vídeos”, enfatiza.

O delegado da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) da Polícia Civil, José Carlos Fernandes explica que a operação não tem data para acabar.

“Será permanente porque nós entendemos que é imprescindível que se façam cumprir esses mandados de prisão. Então esse é o objetivo, de prender esses delinquentes que praticam crimes que tantos prejuízos e traumas trazem a mulheres e principalmente crianças e adolescentes.”

Significado
A Operação Vulnerare – que, em latim, significa ferir, machucar – está incluída nas ações estratégicas do Grupo de Repressão a Crimes contra os Direitos Humanos da Delegacia da Polícia Federal em Campinas.

A unidade tem como uma de suas principais atribuições a investigação de crimes de compartilhamento e disponibilização de arquivos de abuso sexual infantil na internet, para restringir a divulgação e promover a identificação de abusadores e responsáveis pela produção de vídeos.

Mandados de prisão cumpridos pela Operação Vulnerare

CIDADE DA PRISÃO TIPO PENAL TIPO DE PRISÃO
São Joaquim (SC) 217 e 218 Preventiva
Boa Esperança (MG) 217 Preventiva
São Paulo (SP) 217 e 241 Preventiva
Peruíbe (SP) 217 Preventiva
Campinas (SP) 217 Preventiva
Itatiba (SP) 217 Preventiva
Sinop (MT) 217 Definitiva
Pedra Bela (SP) 217 Preventiva
Vitória da Conquista (BA) 217 Definitiva
Bandeirantes (PR) 129, 147, 148 e 213 Preventiva
Indaiatuba (SP) 218 Preventiva
Campinas (SP) 218 Definitiva
Campinas (SP) 213 e 217 Preventiva
Hortolândia (SP) 213 Preventiva
Valinhos (SP) 217 Definitiva

COMPARTILHAR