PERIGO | Apesar de necessário, decreto municipal pode estimular produção clandestina e compartilhamento de máscaras

Cidade de SP publica decreto recomendando à população o uso de ...

O Decreto 20.265, publicado domingo, 19, no Diário Oficial do Município, prevendo que a partir de quinta-feira, 23 de abril, todos os clientes só vão poder entrar em lojas, bancos e outros estabelecimentos com máscara, pode estimular a produção clandestina, em larga escala e até mesmo o arriscado compartilhamento desse objeto.

Com o acréscimo na quantidade de máscaras em circulação, o descarte inadequado, nas ruas, agrava a situação. Os preços variam entre R$2,00 e R$5,00 a unidade, mas como só pretendem usar para resolver problemas considerados “de rápida resolução”, optam por não comprar e aí surge o arriscado jeitinho.

Sem estoques de máscaras nas farmácias e com a demanda crescente, ambulantes confeccionam com produtos inadequados e muitas pessoas, principalmente as menos orientadas, tendem a compartilhar entre seus membros familiares para não ficar de fora dos estabelecimentos. Mais um agravante: pode faltar matéria-prima, já que as lojas de tecidos estão fechadas.

Mesmo antes da edição do decreto, no sábado, 18, a reportagem flagrou comerciantes com máscaras visivelmente sujas em boxes e barracas uma das feiras livres da cidade. Também constatou muitas mulheres com crianças de colo em meio à aglomeração típica das feiras-livres. 

Por falta de hábito, o uso inadequado da máscara também é outro problema a ser orientado com urgência. Muitos usam máscaras abaixo do nariz ou no queixo.

A fiscalização sera feita por agentes administrativos e do Sistema Municipal e Trânsito (Simtrans), cujo contingente não foi informado pela Prefeitura.

Sobre o uso obrigatório da máscara, de acordo com o decreto, o mesmo serve para os usuários de ônibus, táxis e veículos de aplicativo. O cumprimento do decreto é de responsabilidade dos comerciantes e dos motoristas. “Quem, por exemplo, não estiver de máscara, será impedido de entrar nos ônibus”, complementa a o decreto.

Acesse aqui o Decreto!


ATUALIZADO ÀS 09h10


O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que um decreto será publicado para obrigar a todas pessoas que determina o uso de máscara por todos as pessoas que saírem ás ruas. De acordo com o Bnews, a decisão  foi tomada após reunião com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que, segundo Rui, se comprometeu a publicar o decreto, de forma conjunta, também para Salvador. “Acertamos, conjuntamente, a edição de decreto, aonde vamos em breve publicar, valendo pro estado e Salvador, que 100% das pessoas que forem às ruas, ou seja, todas as pessoas que saírem de casa, utilizem máscara”, disse.


COMPARTILHAR