PEDOFILIA | Felipe Neto lamenta morte de PC Siqueira e diz que escolhas levaram a tragédia

Felipe Neto usou as redes sociais na noite desta quarta-feira, dia 27, para lamentar a morte de PC Siqueira, aos 37 anos. O youtuber e antigo apresentador da MTV lidava com problemas de saúde mental, e a polícia acredita que a provável causa da morte foi suicídio.

Para Felipe Neto, PC foi “o grande precursor do YouTube no Brasil, em 2010”. Ele, de fato, integrou a primeira geração de brasileiros a fazer sucesso na plataforma de vídeo, abrindo as portas para uma infinidade de influenciadores que viriam a seguir.

Dela também fez parte o próprio Neto, que começou a carreira de youtuber na mesma época. Este desejou, ainda, condolências à família e aos amigos de PC e força às pessoas atingidas pela perda.

“Suas escolhas de vida o levaram a conduzir um destino terrível, marcado agora por um final trágico”, escreveu ainda, em provável alusão ao ostracismo no qual o youtuber caiu a partir de 2020, quando se tornou alvo de uma investigação por pedofilia.

Em junho de 2020, ele foi acusado de compartilhar fotos de nudez de uma criança de seis anos. Em texto publicado à época, PC disse que era vítima de uma articulação criminosa, que jamais cometeu ou cometeria o crime e que passou por um dos piores momentos de sua vida ao ter seu nome envolvido na acusação.

Em fevereiro de 2021, um laudo da Polícia Civil concluiu que não havia elementos que ligassem o youtuber ao crime de pedofilia em dispositivos eletrônicos apreendidos.

COMO AJUDAR QUEM PENSA EM SE SUICIDAR

O CVV (Centro de Valorização da Vida) dá apoio emocional e preventivo ao suicídio. Se você está em busca de ajuda, ligue para 188 (ligação gratuita) ou acesse o site.

ENTENDA O CASO – O youtuber PC Siqueira, de 37 anos, cometeu suicídio na frente da sua ex-namorada, no apartamento onde ele morava, na zona sul da capital paulista. A informação foi confirmada ao Metrópoles pela Polícia Civil.

O corpo de Paulo Cezar Goulart Siqueira, mais conhecido como PC Siqueira, foi encontrado, já sem vida, por volta das 17h50 desta quarta-feira (27/12). O local passou por perícia e o caso é investigado pelo 11º Distrito Policial (Santo Amaro).

Ao Metrópoles, familiares de PC Siqueira afirmaram que ele fazia tratamento para depressão e havia terminado um relacionamento de mais de um ano. Na noite da véspera, a sua ex-namorada teria ido ao apartamento para os dois conversarem.

Segundo os parentes, o casal teria consumido drogas. Ao perceber a tentativa de suicídio, a mulher teria procurado ajuda de uma vizinha que chamou a polícia.

Os policiais encontraram o apartamento bagunçado e com muita sujeira. PC Siqueira não deixou carta ou qualquer mensagem de despedida.

Testemunha da ocorrência, a ex-namorada prestou depoimento e relatou o que aconteceu. À noite, ela também voltou ao apartamento na companhia de de um amigo e de policiais, além de um primo e de uma tia de PC Siqueira.

Ela deixou o local por volta das 23h30, carregando algumas caixas com pertences, e não quis falar com a imprensa.

Em março deste ano, o youtuber havia sido encontrado desacordado em seu apartamento e foi socorrido por bombeiros. Na ocasião, ele agradeceu aos fãs pelo apoio e disse que estava se recuperando de uma tentativa de suicídio.

Busque ajuda

O Sudoeste Digital tem a política de publicar informações sobre casos ou tentativas de suicídio que ocorrem em locais públicos ou causam mobilização social, porque esse é um tema debatido com muito cuidado pelas pessoas em geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o assunto não venha a público com frequência, para o ato não ser estimulado. O silêncio, porém, camufla outro problema: a falta de conhecimento sobre o que, de fato, leva essas pessoas a se matarem.

Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ajudar você. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.


COMPARTILHAR