Na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (15), o vereador Alexandre Xandó (PT) denunciou situação vivenciada por pessoas que moram à margem da Rio-Bahia. Segundo o vereador, moradores do Povoado Pé de Galinha receberam uma intimação judicial que informa que a Concessionária Via Bahia entrou com um pedido de reintegração de posse. Xandó ressaltou que essas famílias vivem às margens da rodovia há décadas e um processo dessa natureza poderá se arrastar por anos na Justiça.
Para ele, a tramitação longa de uma reintegração de posse poderá servir de pretexto para a Via Bahia não cumprir a obrigação contratual de duplicar trechos da rodovia. Xandó avalia que o caminho é pedir a desapropriação “e não ficar postergando”.
Xandó se referiu aos assentamentos Casulo, Dandara, Marighella e afirmou que seu mandato apresentou emendas ao projeto de regularização fundiária que a prefeitura enviou à Câmara para corrigir a distorções e “poder ajudar a vocês que têm direito à terra”.
Xandó também se solidarizou com as famílias atingidas pelas fortes chuvas. Ele cobrou à Prefeitura Municipal uma política de acolhimento a pessoas desabrigadas. De acordo com Xandó, na gestão do Partido dos Trabalhadores existia um plano de apoio e a prefeitura contribuía com materiais de construção e até mesmo edificação de novas moradias para pessoas com habitações danificadas por chuvas.
Xandó advertiu que não existe um abrigo permanente para as pessoas afetadas e também cobrou agilidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Segundo o parlamentar, a Defesa Civil tem chegado rapidamente às áreas atingidas, mas a secretaria “demora de chegar”.