Pastor, genro dele e piloto da lancha saíram para pescar na manhã de terça.
Embarcação ficou em alto-mar por cerca de 15 horas até ser resgatada.
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Fonte:Blog do Sigi Vilares/Plantão
Uma incursão da Polícia Civil de Guanambi, denominada Operação Monte Pascoal, na manhã desta quarta-feira, 18, resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos, armas, munições e drogas. Foram apreendidas 41 pedras de crack, pesando 423 gramas; quatro armas de fogo, sendo uma espingarda, calibre 12; uma submetralhadora e duas pistolas, além de munições. Segundo o delegado Clécio Magalhães, da 22ª Coorpin, armas e munições seriam, provavelmente, utilizadas pela quadrilha liderada por Delton, atualmente preso no presídio de Serrinha. A finalidade da opeeração foi desarticular uma quadrilha especializada no tráfico de drogas, responsável por diversos homicídios no município.
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) já liberou os gabaritos do seu Vestibular 2017, cujas provas foram aplicadas nos dias 15 e 16 de janeiro, em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.
Os interessados têm dois dias úteis, após a divulgação do gabarito do segundo dia de provas, para interpor recursos pelo e-mail [email protected].
Abstenção
No total, 4.129 vestibulandos não compareceram aos dois dias de prova, sendo 2.741 faltosos em Vitória da Conquista, 1.151 em Jequié e 237 em Itapetinga. Só no domingo, foram 4.018 candidatos ausentes. O índice de abstenção total chegou a 23,2%.
Em relação à abstenção média da instituição, que geralmente é de 15%, o número de ausentes aumentou quase 10%. O motivo pode ser o adiamento das provas, que estavam marcadas inicialmente para os dias 4 e 5 de dezembro e foram alteradas por conta da segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, que aconteceu nos dias 3 e 4 de dezembro.
Provas
No primeiro dia, os quase 18 mil vestibulandos responderam 40 questões de Língua Portuguesa/Literatura Brasileira (15), Língua Estrangeira (10) e Matemática (15) e produziram uma Redação.
No segundo, eles foram submetidos a mais 20 questões de Ciências Humanas (História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos e 25 de Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
Resultado
Em contato telefônico realizado pelo Vestibular Brasil Escola, a instituição informou que o resultado será publicado no início de fevereiro. No total, serão preenchidas 1.186 vagas em 45 cursos. Destas, 727 são para ingresso no primeiro semestre e 459 para o segundo e metade delas é reservada para egressos da rede pública.
Outros detalhes podem ser obtidos através do Manual do Candidato, no Edital ou site do Vestibular da UESB.
A pauta-bomba já alcançou o colo do governo municipal, que deve se debruçar sobre o tema ainda neste mês de janeiro e assumir uma postura objetiva: manter como está, voltar ao que era ou uma coluna do meio. O Diário Conquistense usou as redes sociais para ouvir a opinião dos conquistenses e constatou que o tema, de fato, não apenas divide opiniões, como estas são apaixonadas. Costumeiro nesses espaços virtuais, não faltaram analistas de todas as matizes, desde “engenheiros de tráfego” a “urbanistas” e “especialistas em trânsito”. Todos muito bem intencionados, evidentemente.
REDES SOCIAIS: Visivelmente, à pergunta “A avenida Brumado deve voltar a ser mão única?”, o não venceu em disparada, mas os favoráveis às mudanças formularam opiniões para demonstrar a coerência de suas opiniões. “Quem imaginou tamanha sandice?”, indagou um. “Aff. Quem ressuscitou essa ideia?”, chateou-se outro. “Não, mas o sentido deve ser alterado, vez que é uma Avenida de Comércio de Saída”, opinou o ex-vereador e advogado Andresson Ribeiro. “Não. Conquista tem que parar com o estereótipo de cidade pequena. 360 mil habitantes… Já está grandinha… Olhar pra frente sempre… Retrocesso jamais”, argumentou outro internauta. “Acho que a ciclovia poderia ser relocada para a Avenida Piauí”, argumentou um advogado. “O correto é voltar a ser mão dupla. Quem paga o IPVA são os donos de veículos e não os ciclistas”, argumentou outra pessoa.
O professor e filósofo Euvaldo Cotinguiba Gomes demonstrou ter tomado um susto com a volta do tema: “Sério mesmo que estão discutindo essa mudança ainda? Se isso tiver algum parâmetro em questionamentos da secretaria de mobilidade a coisa é muito séria, não é possível que não consigam enxergar as melhoras trazidas por aquela mudança, sobretudo uma secretaria que diz estar querendo melhorar a mobilidade da cidade”. Um outro internauta disse o seguinte: “Deixaram mão única para melhorar o trânsito, mas colocaram uma ciclovia que ocupa praticamente o mesmo espaço que a pista oposta ocupava, então não resolveu nada. Ou volta mão dupla e tira a ciclovia ou deixa mão única e torne a ciclovia mais estreita. Prefiro esta segunda sugestão”.
Outro interessado no assunto, Jeonan Macedo de Queiroz declarou que é “preciso haver um estudo minucioso em relação aos pros e contras. O que não dá eh ter uma avenida de mão única, onde o intuito era fluir o trânsito, e o que percebemos foi uma piora. Nunca na história desta cidade havia tido engarrafamento naquela avenida, mesmo quando tinha um policial na porta do Paulo VI parando o trânsito para pedestre. Penso que se houvesse possibilidade de ser mão dupla, com duas faixas pra cada mão, aí sim, não havendo está possibilidade, ainda sim prefiro mão única, com ciclovia estreita, como em todo resto do país, e sem estacionamento, com duas vias em toda sua extensão”.
NAS RUAS: o repórter Maurício Sena foi in loco ouvir usuários contumazes da Avenida Brumado para saber-lhes a opinião – novamente divididas. O chefe-de-pista do Posto Passarela Shell, Thiago Matos, por exemplo, afirma ter havido “um impacto negativo e queda de 40% do movimento”. Como efeito imediato, demissão e desemprego. O número de funcionários do posto caiu de 10 para seis. “Então a volta da mão dupla seria importante, significante”, argumenta.
O motorista profissional Ronaldo Adriano Lemos, 40 anos, entende que alterar o trânsito para mão dupla significaria um retrocesso, e dá palpites sobre intervenções que devem ser feitas em ruas próximas. “Existem problemas a serem resolvidos, como mudar o sentido da Avenida Pará e da Piauí, mas voltar a Avenida Brumado ao que era antes é regredir”.
O comerciante de automóveis Fabrício Moreira Andrade esclarece que, logo no início, a mudança teve impacto negativo, “mas aos poucos foi normalizando comercialmente”. No entanto, quando o assunto é mobilidade, ele admite: “Ainda está aquém da proposta, com muitas filas, sendo muito pouco utilizada a ciclovia, de modo que o mais interessante seria tirar a ciclovia e deixar duas mãos únicas”.
O floricultor Marcos Lopes Ferraz, há vinte anos comerciando na Avenida Brumado, tem uma visão que transita entre a lógica comercial e os interesses coletivos. “Para o comércio houve impacto negativo para todos os segmentos, mas para a mobilidade urbana houve melhorias, até porque o estacionamento zerou. O trecho era três mãos, com carro parado no meio, era mão tripla e gerava muitos acidentes”, lembra o comerciante.
Texto originalmente publicado por Fábio Sena em Diário Conquistense (www.diarioconquistense.com.br)
O prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão – que pautou o tema em toda sua campanha eleitoral – fez questão de participar da audiência e emitir sua opinião sobre o assunto. “Este será um ano de vitórias”, afirmou, acrescentando que haverá total empenho de seu governo para que a obra da barragem tenha andamento o quanto antes. “Nós vamos à Brasília para que os recursos do Governo Federal sejam mantidos para Conquista. Este não é o momento de travar brigas, questões políticas. É o momento de torcer para a cidade”, disse o gestor.
A diretora de engenharia da Embasa, Rita Bonfim, esclareceu que a expectativa é abrir o processo licitatório da obra da barragem ainda em fevereiro. “O processo licitatório dura em torno de 120 dias, a não ser que haja algum percalço na licitação. É para que a gente comece essa obra ainda no segundo semestre de 2017, pela necessidade da barragem como uma segurança hídrica para Vitória da Conquista e região”, acrescentou Rita. O orçamento completo do empreendimento é de R$ 204 milhões, dos quais R$ 182 milhões são destinados à construção das obras propriamente ditas. Concluída a licitação, a construção tem uma duração prevista de 33 meses.
A barragem do Catolé poderá acumular até 24 milhões de metros cúbicos de água – ou seja, um volume quatro vezes maior que a capacidade do sistema atual, que atende às populações de Vitória da Conquista, Barra do Choça e Belo Campo. Os equipamentos que compõem o atual sistema – inclusive a Adutora do Catolé, construída de forma emergencial em 2013 – serão integrados à futura barragem, que poderá incluir também o município de Tremedal no atendimento. Isso garantirá uma autonomia hídrica para a região e evitará os racionamentos que têm ocorrido desde 2012.
Por Fábio Sena, com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal
Os militares sentiram que poderiam ajudar aquele garoto e, no horário de almoço, se deslocaram até alguns comerciantes amigos da Polícia Militar para pedir doações.
Eles conseguiram arrecadar uma mochila e todo material escolar na loja Papel Brink, roupas das lojas Brasil 10, Preferida Modas e Lojas Maravilha, e tênis na loja Mercados dos Sapatos.
Percebendo como o Gabriel era fã da PM, os militares ainda compraram uma camionete de brinquedo e a caracterizaram pela empresa Central Arte.
Ao chegar na casa do garoto, parecia que ele já os esperavam. Com os olhos brilhando, Gabriel se apaixonou pelo brinquedo novo imediatamente. Emocionados, os policiais deixaram a residência com a consciência de ter feito o melhor por aquela criança.