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O Prius surpreende pelo conjunto, pela maciez da suspensão e pela modernidade: em breve você terá um na garagem de casa |
Porta de entrada para o mundo dos híbridos, tecnologia avançada, design futurista e ainda vende mais do
que Golf aqui no Brasil. Esse é o Prius. Para tentar explicar esse fenômeno em vendas no
mercado, pegamos a estrada com esse modelo que representa 60% das 10 milhões de
unidades híbridas vendidas pela Toyota em todo o mundo.
vendido no mundo inteiro – e o “carro mais econômico do Brasil”. Todos os
detalhes estão nessa reportagem, realizada entre os dias 24 e 28 deste
fevereiro, em estradas do Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais.
SOUZA, DE VITÓRIA DA CONQUISTA (BA)
SUSTENTÁVEL
Além de ser referência em tecnologia e eficiência, o modelo tem vantagens que vão muito além da economia de combustível
nunca, foco total em economia e segurança, com visual repaginado e linhas
futuristas que ajudam na aerodinâmica do veículo. No quesito
segurança o veículo conta com sete airbags, controles de estabilidade e de tração.
motor 1.8 a gasolina e outro elétrico, o Prius pode fazer – segundo a Toyota – 18
km/l na cidade e 17 km/l na estrada, mas é possível elevar os números com um
melhor entendimento do motor. A exemplo da equipe Quatro Rodas, nós conseguimos cravar incríveis 23,6 km/l na
cidade e 18 km na estrada. Se o condutor optar pelo modo EV, poderá rodar por
até 2 km apenas na eletricidade.
“carro mais econômico do Brasil”.
Traduzindo em linguagem simples, você abastece o tanque com 43 litros de
gasolina e tem uma autonomia de 812,7 km.
conjunto impecável, constatamos que a plataforma e os motores também foram
renovados. A nova geração – que estreou a Nova plataforma
Toyota (TNGA), a ser utilizada em metade dos
novos modelos da marca no mundo até 2020 – caiu
no gosto do brasileiro.
vendas do Prius deram uma alavancada. Somente em 2017 foram vendidas mais de
2,3 mil unidades no país. Em outubro de 207 superou o Golf (VW) em número de
vendas no Brasil (https://goo.gl/4B9t4s). Com uma média de 300 unidades mensais
comercializadas, o Prius também já vende mais que Hyundai Elantra e
Mercedes-Benz Classe C.
híbrida e economia de combustível. Bem, é melhor se
acostumar com a ideia de ter um Prius nos próximos anos. Além do seu bolso, o
meio-ambiente também irá agradece. O Prius surpreende pelo conjunto, pela maciez da suspensão e, ainda, pelo design ultra moderno.” – Juscelino Souza, jornalista
o conceito híbrido se dá pelo conjunto de dois motores: um a combustão
(gasolina) e o outro, elétrico. O motor a gasolina é 1.8 VVT-i, entregado 98 cv
de potência e 14,2 kgfm; já o elétrico gera 72 cv de potência e 16,6 kgfm.
Combinados, os dois motores geram uma potência de 123 cv, mantendo uma dinâmica
de dirigibilidade semelhante à do Corolla. FATO: o Prius é macio e não passa irregularidades
do solo para a cabine.
cidade, o motor a combustão quase não trabalha. Ele só entra em funcionamento
acima de 50 km/h e a alternância entre motores é imperceptível. Acima dessa
velocidade ele passa a trabalhar combinado com o elétrico.
roda.
freios ele absorve a energia que seria perdida no atrito e a-utiliza também
para recarregar a bateria. É o chamado “sistema regenerativo”. Com isso a
bateria alimenta o motor elétrico e este, por sua vez, faz o carro se
movimentar.
lanterna traseira com iluminação em led. A lateral não chama muito a atenção,
mas quando você olha para as partes dianteira e traseira logo percebe que o
Prius é diferenciado.
pelo arco que faz as vezes de aerofólio, com o brake light (luz de freio) integrado. Ao
abrirmos o porta-malas, nos deparamos com um generoso espaço para um hatch
médio (muito embora o seu formato ousado situe o Prius entre sedã e hatch).
São 412 litros, deixando para trás o Fusion Hybrid (Ford), que é um sedan
grande.
aerodinâmica e melhor dissipação de calor.
com 2,70 metros de entre-eixos. Os bancos traseiros – com sistema isofix (para
fixação de cadeirinhas infantis) apoios de braço e de cabeça – acomodam tranquilamente
três pessoas.
confortável espaço, mas o que chama a atenção são os detalhes do câmbio
joystick , tipo CVT (que prioriza o baixo consumo). Muito simples de usar: para
o lado esquerdo entra o modo neutro (N), para cima, a ré (R) e para baixo o
modo de condução automático (D).
janelas, das portas, abertura e fechamento dos vidros e o ajuste automático dos
espelhos retrovisores. O ajuste dos bancos é manual, para altura, e elétrico
para lombar. O volante tem ajuste de altura e de profundidade.
head-up display (espécie de painel digital que projeta as informações do
veículo no para-brisa), quadro de instrumentos – que fica no meio do painel, e
não atrás do volante e o carregador sem fio para celular (funciona apenas para
alguns modelos e/ou marcas).
couro, com abertura lateral.
acionado por pedal e cabo. Quando acionados pelo pé esquerdo do condutor, o
conjunto transmite a força aplicada até os pistões das pinças de freio.
percebe mais um diferencial: o Prius é caprichosamente silencioso. Mais uma das
características do híbrido. Silencioso também é o ar-condicionado digital, de
duas zonas.
de aquecimento
ou refrigeração dos bancos dianteiros – cujo
botão de acesso fica meio escondido, próximo ao volante.
colorida, sensível ao toque, de 5 polegadas, com entrada para CD, GPS, rádio
AM/FM e Bluetooth. O sistema
de som tem assinatura da JBL.
“Black piano”, próximo ao par do porta-copos, temos tomada de 12 v e
conexões USB e auxiliar.
muito pessoal, mas se você busca por um automóvel com melhor custo/benefício, econômico,
com a garantia do consolidado e respeitado padrão Toyota, eis o veículo ideal,
ainda mais nesses tempos de sucessivos aumentos no preço da gasolina. O custo
de manutenção é baixo, similar ao do Corolla. O mercado dos carros elétricos e híbridos tende a mudar radicalmente este ano após o anúncio de redução de IPI para incentivar o comércio destes modernos veículos que consomem pouco ou nenhum combustível fóssil. A primeira revisão, dos 10 mil km, custa R$ 237,79. Com seis anos
de uso, ou 60 mil km rodados, você terá pago em torno de R$ 4 mil. O sistema
híbrido tem garantia estendida de oito
anos. Por tudo isso, vale
a pena se render ao conceito de design
do Prius, que atende a proposta específica do carro. O desenho aerodinâmico e
futurista ajuda a reduzir consumo ao mesmo em que remete a um futuro onde a
sustentabilidade será prioridade, tanto no desenvolvimento do carro, quanto na
escolha do consumidor. Quando a gente entende isso, se acostuma mais rápido com
o visual diferenciado, já que o Prius não é um carro como outro qualquer.
Prius 1.8 Hybrid
transversal, 4. cil em linha, comando duplo, gasolina + motor elétrico
dianteiro
5.200 rpm + 72 cv = 123 cv
3.600 rpm + 16,6 kgf/m do motor elétrico
do tipo CVT
McPherson na frente e multilink atrás
ventilado na dianteira e discos sólidos na traseira
automóvel mais econômico do Brasil)
(cidade) e 17 km/l (estrada)
cedido por: Diamantina Veículos Ltda.
Vitória da Conquista, Bahia. Telefone: (77) 4009 8100) www.toyotadiamantina.com.br
RELEVANTE – Nossa equipe realizou os testes em regime de comodato, de forma
espontânea e independente, sem qualquer condicionante, contrapartida,
recebimento de qualquer tipo de vantagem ou interferência de funcionários da
Toyota ou da concessionária.
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O Prius tem motor 1.8 quatro cilindros a gasolina de 98 cv associado a um propulsor elétrico de 72 cv e câmbio CVT |
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O motor a combustão recarrega as baterias do carro. Os dois trabalham juntos, especialmente quando se acelera. |
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O futuro bate à porta: Nos próximos três anos essa tecnologia se popularizará e serão grandes as chances de você dirigir um. |
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O Toyota Prius é a porta de entrada para os veículos que combinam um motor a combustão com um elétrico. |
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A alavanca do câmbio parece um joystick. Fica no console central com as tradicionais posições. |
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Ponto positivo para o conforto a bordo, com o amplo entre-eixos do Prius além do carregador por indução para celulares |
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O Prius tem um painel central Eco-Monitor, que permite o controle do sistema de tração e computador de bordo. |