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DTE EM AÇÃO | Polícia Civil de Conquista destrói cerca de 120 kg de drogas

A Polícia Civil, através da DTE, efetuou a destruição de cerca de 120 kg de drogas, distribuídas em vários tabletes e porções de maconha, crack, cocaína e outras substâncias entorpecentes. A ação aconteceu nesta quarta-feira, 16.

As drogas, que se encontravam apreendidas na DTE, foram  destruídas, mediante incineração, com a presença do representante do Ministério Público. Os traficantes identificados estão sendo indiciados nos  inquéritos policiais instaurados na DTE, com prisões preventivas sendo representadas à justiça.

Fonte : DRACO/ DTE – Vitória da Conquista.

PERIGO SOBRE RODAS | Sem repressão, transporte clandestino expõe usuários a riscos gravíssimos

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Todos os dias mais de 600 veículos de transporte irregular, entre vans e carros de passeio, transportam centenas de vidas pelas ruas e estradas de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, expondo usuários, pedestres e outros automóveis a perigo como acidentes gravíssimos por imperícia, condução inabilitada ou problema mecânico. São verdadeiras “bombas-relógio”.

Por não serem regulamentados e, portanto sem fiscalização repressiva ou preventiva (pelo menos), os clandestinos abrem mão de custos obrigatórios para os passageiros (que se aventuram em veículos sem seguro obrigatório) ou para a manutenção dos veículos, como revisão, substituição de peças ou itens essenciais.

Em caso de eventual acidente, com danos a terceiros, quem será responsabilizado criminalmente: Condutor ou Prefeitura? Ou ambos? O Ministério Público certamente terá a resposta

Nesse pacote de “vistas grossas” entram pneus gastos, peças trincadas, portas sem trincos e freios desregulados. Em uma contrapartida aos avessos, os clandestinos respondem por mais de R$2 milhões em prejuízos aos cofres municipais – em forma de impostos não recolhidos – e a entidades como Santa Casa de Misericórdia e à indústria de calçados Dass, que arcam com o custo elevado do vale-transporte aos seus colaboradores.

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No final de 2018, acatando parcialmente a uma recomendação da promotora de Justiça, Lucimeire Carvalho, da 5ª Promotoria de Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, em conjunto com forças policiais, ensaiaram uma represália aos vanzeiros. Pouco – ou quase nenhum- efeito na prática, com menos de 10 veículos apreendidos.

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O mais grave é que outras recomendações da Promotoria, como inserção de peças publicitárias informando a população sobre os riscos do transporte clandestino, sequer foram obedecidas. Para agravar o quadro de caos que ameaça o transporte público na terceira maior cidade da Bahia (atrás apenas de Salvador e Feira de Santana), o sistema clandestino tem, em grande parte dos seus quadros, uma estreita ligação com criminosos.

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INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA | Tráfico domina Miro Cairo e controla vans e venda de gás de cozinha

Em reportagem publicada pelo Sudoeste Digital, ficou evidenciada a participação de milicianos, agentes públicos e traficantes de drogas, que detém linhas e utilizam, nesse último caso, alguns veículos como “delivery” para usuários.

Os demais links abaixo mostram um pouco da situação de abandono em que o bem público se tornou, ao virar refém dos clandestinos com a anuência dos poderes públicos.

Um contrassenso em precedentes e pode se agravar ainda mais, com a eventual saída da única empresa de ônibus que atende a mais de 90 mil usuários todos os dias.


O QUE JÁ SE FALOU SOBRE O ASSUNTO:


EDITORIAL | Transporte Público perdendo 42% dos passageiros pagantes

… E MAIS …

Transporte Clandestino de Passageiros | VANZEIROS CONTINUAM SUJEITOS A APREENSÃO


ECONOMIA | Famílias aproveitam férias para pequenas reformas em residências

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Embora a grande maioria das pessoas aproveite o período de férias para se divertir em praias, parques e piscinas, o fato é que esse mês de altas temperaturas também acaba sendo escolhido por muitas famílias para colocar em prática a reforma da casa. Com isso, quem lucra são profissionais da área e as lojas de material de construção.
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Conforme destaca Guilherme Souza, entre dezembro e janeiro a venda de materiais para obras aumenta em até 30%, o que, segundo ele, acaba sendo impulsionado pelo pagamento do décimo terceiro e do adicional de férias, que muitos trabalhadores recebem durante o recesso.

Dezembro e janeiro são meses muito bons para venda de material de construção porque muitas pessoas querem terminar ou começar o ano com a casa de cara nova, colocando em prática alguma reforma que já havia sido planejada.

“Na minha loja vejo pessoas comprando material para vários tipos de serviços, mas a troca de pisos é um dos que saem na frente, principalmente hoje com a variedade de porcelanatos disponíveis no mercado como, por exemplo, os que imitam madeiras e pedras, que são os mais vendidos”, disse o comerciante, ao destacar que banheiros, cozinhas e áreas externas são as partes da casa que têm mais prioridade durante uma pequena reforma.

O comerciante Eduardo Caravieea, que há 40 anos tem uma loja de material de construção, também confirma que nesse período aumenta a demanda de alguns serviços Mas, de acordo com ele, o boom mesmo de obras e reformas se dá de setembro até dezembro, quando as pessoas estão preocupadas em arrumar a casa para receber parentes e amigos para as festas de final de ano.

“De alguns anos para cá, com essa recessão, as coisas ficaram mais difíceis e as pessoas estão adiando grandes obras, mas, de qualquer forma, não deixam de reformar um banheiro, a cozinha ou qualquer outra área da casa e, com isso, sentimos sim em janeiro um reflexo nas vendas de materiais de construção”, completou o comerciante.

Obra nas férias

A dona de casa Patrícia da Silva Rocha, de 33 anos, conciliou o lazer das férias de janeiro, quando o marido está em casa, com a decisão de reformar o banheiro da casa. Segundo ela, para não deixar de viajar com o filho, eles se organizaram financeiramente reservando todo o valor do décimo-terceiro para ser investido na obra, que tem início na próxima segunda-feira, mas também para passear.

“Quebrar o nosso banheiro e construir outro novinho, como a gente gostaria, foi uma meta proposta para o ano de 2018. Não foi possível realizarmos no final do passado, devido à correria do período de festas, mas agora a obra vai começar”, disse.

“Temos um filho pequeno, que gosta de passar alguns dias na praia, por isso antecipamos esse passeio para a virada do ano e, agora, vamos focar somente na obra”, explicou a dona de casa, ao ressaltar que a pintura do imóvel também está incluída nos serviços de melhoria.

Outra família que decidiu reformar a casa aproveitando as férias de janeiro foi da do mecânico Djair Gomes, de 55 anos. Ele, que mora com a mulher e dois filhos, um de 20 anos e outro de 25, explica que a decisão de trocar todo o piso do imóvel foi em consenso entre os quatro e que todos se dispuseram a investir parte do décimo terceiro salário para que a obra fosse realizada.

Como ele e o filho mais velho estão de recesso, nesse período, os dois poderão contribuir com a mão de obra durante o serviço, que começa na próxima semana.

“Todos na minha casa trabalham e todos viam a necessidade dessa obra. Em outubro do ano passado fizemos um orçamento com um pedreiro, pesquisamos preços dos pisos e vimos que se cada um contribuísse um pouco daria para colocar em prática. Fechamos com um profissional de confiança, amigo da família, e agora vamos iniciar a obra”, ressaltou o mecânico.

Vantagens de reformar nas férias

Conforme destaca o mestre de obras, Reginaldo Dias, de 41 anos, entre as vantagens de se reformar a casa no final do ano e início do ano, quando geralmente o chefe de família está presente, é que questões como compra de materiais e imprevistos podem ser resolvidos rapidamente, além da mão de obra, que também pode contribuir para que os serviços tenha um melhor rendimento.

“Tem muito chefe de família que se dispõe a trabalhar durante as férias como servente, na própria obra, o que acaba nos auxiliando e ainda fazendo com que ele economize na despesa com mão de obra. Tem pedreiros que não gostam, mas eu, particularmente, gosto muito de trabalhar tendo o dono da casa ao lado, uma vez que assim não riscos do serviço sair com ele desejava”, disse o mestre.

Segundo ele, nesse período de início de ano, os serviços mais requisitados são realmente os de reforma, incluindo troca de pisos, janelas, telhados, reforma de cozinha, banheiro, área de festas, entre outros. De acordo com Dias, geralmente o prazo máximo para esses serviços são de dez dias, o que acaba não comprometendo todo o período de férias da família.

“Como eu disse, são reformas e melhorias, e não uma construção, que demanda um tempo maior. Uma dica para quem deseja reformar nessa época do ano e não passar por estresse é fazer um planejamento da obra, contratar uma mão de obra qualifica e dar preferência para materiais de qualidade e que não vão apresentar complicações durante o trabalho”, orientou o mestre. | Reportagem: Roze Martins | Diário do Vale (https://diariodovale.com.br/economia/familias-aproveitam-ferias-para-pequenas-reformas-em-residencias/)

PERIGO (VÍDEO) – Escorpiões invadem áreas residenciais em Conquista; saiba como se prevenir dos ataques

Já viu um escorpião-amarelo?
Carlos Perez Naval/Wildlife Photographer
Os relatos sobre o aparecimento de escorpiões próximos às casas costumam aumentar a partir de outubro e seguem até os primeiros meses do novo ano. Isso porque o tempo úmido e quente é mais propício para a proliferação do aracnídeo. Assim, a quantidade de escorpiões começa a aumentar, até chegar ao ápice no verão.
                 
“A partir de setembro e outubro começam a aumentar o número de acidentes também”, alerta Fan Hui Wen, responsável pelo Núcleo de Venenos e Antivenenos do Instituto Butantan. Em Conquista a incidência maior é em terrenos baldios, como nas imediações do Bairro Santa Cecília. A equipe de posturas da Prefeitura informou que vai notificar os responsáveis pelos terrenos baldios.
Você sabia que os escorpiões estão espalhados por cidades grandes e que as espécies mais comuns são venenosas? Em 2017, ocorreram 387 acidentes com escorpiões em Conquista. Ano, passado foram mais de 80 vítimas, sem registro de mortes.

Os casos se concentram nos meses de janeiro e fevereiro e de outubro a dezembro.  Fizemos uma lista com o que é preciso saber e quais cuidados devem serem tomados em relação a esses animais:

Onde vive, o que come, quando sai para caçar? 
O escorpião é um aracnídeo que se adaptou muito bem ao ambiente urbano carente de infraestrutura de esgoto e saneamento básico – como bairros das periferias das grandes cidades. Isso porque o alimento dele é a barata. Para evitar a presença do escorpião, a melhor recomendação é manter o ambiente do entorno da casa sempre limpo e fazer a manutenção da caixa de esgoto e da caixa de gordura. O escorpião fica entocado durante o dia e sai para caçar à noite.
Quais são as espécies mais comuns? 
Existem cerca de 1.200 espécies de escorpiões no mundo. É comum a presença do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) e do escorpião-marrom (Tityus bahiensis). Os dois são venenosos – como todos do gênero Tityus. O veneno do amarelo é mais potente que o do marrom. É ele que costuma causar acidentes graves e podem levar crianças à morte.
Como evitar a picada? 
A melhor forma de evitar acidentes com escorpiões é evitar que eles entrem em casa. É necessário vedar frestas, tampar ralos e fechar fissuras onde o animal possa se esconder. Para quem tem quintal, as galinhas podem ajudar na solução do problema, já que são predadores naturais dos escorpiões.
Fui picado? 
É fácil perceber se você foi picado por um escorpião devido à dor forte que surge rapidamente no local onde o veneno do aracnídeo foi inoculado. O escorpião pica regiões descobertas do corpo, como pé, pernas, mãos e braços. Cuidado com as crianças! No adulto, o veneno do escorpião causa forte dor no local da picada, que pode irradiar para todo o membro. Já em crianças pequenas, além da dor, podem ocorrer náuseas, taquicardia, sudorese, arritmia cardíaca e edema pulmonar. Esse choque provocado no sistema cardiovascular pode levar à morte.
O que fazer em caso de picada? 
Nunca use garrote, corte ao redor da lesão ou coloque folhas, pó de café, etc. A primeira coisa a fazer é lavar o local da picada e fazer compressa com água morna. Em seguida, procurar o hospital mais próximo, onde é feita uma avaliação da dor. Caso ela continue intensa, pode ser utilizada anestesia ou receitado analgésico.
Como saber se o quadro é grave? 
Os especialistas explicam que a pessoa pode apresentar sonolência ou agitação três ou quatro horas após a picada. Este é o sintoma que indica que o quadro pode se agravar. Nesse caso, deve ser dado o soro antiescorpiônico. Essas situações são mais comuns com crianças pequenas. Em adultos, costuma aparecer só a dor. O soro é reservado para os sintomas de agravamento.
E depois de tomar o soro? 
A criança que passa por um quadro de agravamento da picada de escorpião precisa tomar o soro antiescorpiônico em tempo adequado e ficar em observação no hospital. O acompanhamento hospitalar é feito até que o veneno seja eliminado por completo e os efeitos desapareçam.
Quais locais possuem o soro? 
O soro antiescorpiônico é oferecido por uma rede de unidades de saúde de referência no tratamento da picada de escorpião, com presença em várias cidades ou regiões. Em Conquista é o hospital Regional de Base * que fornece o soro. Quem é picado, contudo, deve procurar a unidade de saúde mais próxima.
Endereço: Av. Filipinas, S/n – Jardim Alvorada, Vitória da Conquista – BA, 45030-16
Telefone: (77) 3427-4606
Há veneno contra escorpião? 
O uso de veneno contra escorpião ou contra sua fonte de alimentação – a barata – é algo controverso. Dependendo de como é feito o processo de dedetização, o que pode acontecer é apenas irritar o escorpião, que vai procurar comida em outro lugar. Os especialistas alertam que usar veneno onde há escorpião pode fazer o aracnídeo entrar dentro das casas.
E o que faço se encontrar um? 
Recomenda-se coletar e remover o animal que entrar dentro de casa. Caso você se sinta inseguro para fazer essa remoção com cuidado, pode utilizar um chinelo ou uma vassoura. Caso você conheça um local onde há escorpião, pode notificar a prefeitura, que providenciará a remoção (Telefone: 3422-8283).

Texto: Fernando Cymbaluk, com adaptações de Jussara Novaes (Sudoeste Digital)

TRANSPORTE PÚBLICO | Santa Casa, Prefeitura e DASS perdem mais de R$2 milhões por causa dos clandestinos

O vereador Professor Cori insiste, demonstrando alguns dados no mínimo alarmantes, vistos de cima, em cenário MACRO, o que representam estes prejuízos à ECONOMIA LOCAL e do quanto financeiramente ela (CLANDESTINIDADE) vem sacrificando não só a população dentro dos ônibus, mas SOBRETUDO aos EMPRESÁRIOS que geram empregos e dão lastro e pujança à cidade.

O vereador convence ao mostrar alguns exemplos:

“(…) destacando nossa indústria de calçados – DASS, penalizada em cerca de R$500 mil (meio milhão de reais), a Santa Casa de Misericórdia, em mais de R$100 mil (cem mil reais) e a Prefeitura (ou os cofres públicos) em mais de R$1,5 milhão (um milhão e meio de reais)”

Prejuízos contabilizados na linha do tempo de 12 meses, provenientes das compras de vales-transportes mais caros em cerca de 15%, destinados aos funcionários ou servidores públicos.

Imagem Professor Cori apresenta balanço de ações em 2018⇦ Segundo o vereador Cori, medidas urgentes devem ser tomadas visando salvaguardar a responsabilidade jurídica da modicidade tarifaria – direito de todos e dever da gestão pública. A economia de nossa cidade não pode perder outro semestre por falta de ação ou morosidade.

Contextualizando o edil, isso nos leva ver a dimensão e os efeitos devastadores do equívoco de uma visão, no modo como estamos lidando com a clandestinidade predatória em toda urbe conquistense, destruindo um bem público que é o transporte público e com ele arrasando todas as finanças de nosso povo e de nossas fontes de geração de emprego e renda.

Chama à atenção a morosidade na condução deste devastador assunto. Nesse sentido o edil faz questão de incluir não só Executivo, mas também o Legislativo, autoridades (judiciário, MP, OAB e forças de segurança) e a sociedade organizada como um todo.

OUÇA NO PLAYER ABAIXO O EDITORIAL DO RADIALISTA ISAAC CABRAL, 
NO PROGRAMA “BEM BOLADO”, SOBRE O TRANSPORTE CLANDESTINO E 
SUA RELAÇÃO DIRETA COM O REAJUSTE DA TARIFA EM CONQUISTA


   

Clique no link abaixo e leia também:

EDITORIAL | Transporte Público X Aumento das Passagens

PENALIZANDO MUITO MAIS AQUELES QUE MENOS PODEM

Ao contrário de R$3,80 devendo ser R$3,30, (quem sabe até R$3,00) esta mesma conta que penaliza os exemplos citados acima (empresários), penaliza quem menos tem condições. São eles os 90 mil conquistenses que andam de ônibus.

“NÃO PENSAR PARTIDARIAMENTE, MAS SIM PENSAR NO POVO E NA ECONOMIA DE CONQUISTA”

R$0,50 na ida, R$0,50 na volta, multiplicados por 25 dias. “Esse é o raciocínio que deve nortear nosso senso de responsabilidade e urgência para com a nossa cidade – dever de todas as autoridades e homens públicos”. – ressalta o vereador.

Pensamento equivocado, omissão diante do que parece ou parecida inofensivo ao olhar desatento, ou até que fosse ou seja encarado por alguns como um ato socialmente correto permitir a clandestinidade tem produzido esses desatinos financeiro e social à terceira maior cidade da Bahia:

  • Financeiros – já exemplificados, social, quando não se esquece das 517 famílias que ficaram sem empregos com a falência da Viação Vitoria.
  • Social – quando se imagina que idosos, deficientes e outros beneficiários de direitos sociais, que somados são mais de meio milhão de idas e vidas garantidas pelas viagens de ônibus que estão ameaçados e ao imaginar que outros mais de meio milhão de meias passagens, custeados a duras penas pelos familiares dos estudantes, que gastam a mais R$0,25 na ida e R$0,25 na volta.

“PASSAGEM MAIS CARA NÃO É CULPA DAS EMPRESAS DE ÔNIBUS, INCLUSIVE UMA EMPRESA (VIAÇÃO VITÓRIA) PAGOU COM FALÊNCIA.” QUEM CALCULA E DECRETA A PASSAGEM É O GOVERNO MUNICIPAL

Segundo estudos do vereador Cori, iniciados em meados de 2017, muito antes de a Viação Vitoria falir, o sistema de transporte público desta cidade já adoecia – e caminha para um estado terminal.

Para entender, o vereador sugere que todos pesquisem o que diz Edital de Licitação 004/2011.

A Administração Pública deveria manter e até aumentar os 1,7 milhão (Um milhão e setecentos mil)  passageiros históricos ao mês que circulavam na frota das duas empresas.

O que ocorreu?

Simplesmente a clandestinidade retirou cerca de 600 mil passageiros do sistema público de transporte  coletivo. Ao fazer defesa da regulamentação dos vanzeiros, saltaram de 80 para mais de 400 e com eles  vieram mais de 100 automóveis piratas e quase mil UBER.

Os efeitos?

AOS FUNCIONÁRIOS:

  • Atrasos de salários, 13º salários, férias, 1/3 férias, FGTS, INSS, rescisões;

AOS PASSAGEIROS:

  • Sucateamento a frota de ônibus;
  • Redução de frota e consequente redução de horários;
  • Abandono de linhas.
  • Ficar totalmente sem ônibus por quase um mês com a falência total da empresa Viação Vitória.

AO MUNICÍPIO:

  • Renúncia de receitas, quer seja pelos impostos da empresa que faliu ou pela clandestinidade que não recolhe ISS (Imposto Sobre Serviço);
  • Assumir publicamente um Decreto de Calamidade no transporte público;
  • Providenciar uma operação emergencial socorrendo metade da cidade sem ônibus;
  • Se deparar com estudos apontando uma tarifa de ônibus na casa de R$4,30;
  • Arbitrar uma tarifa de R$3,30 para 3,80;
  • Retirar o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) para tentar salvar o que restou do transporte público.
  • Possibilidade real de indenizar em milhões de reais a empresa que faliu.
Argumenta o vereador que o custo de uma viagem do ponto (A) ao ponto (B), com 100 passageiros, é o mesmo se a mesma viagem tivesse 10 passageiros. Moral da história: quanto menos passageiros  nos ônibus, mais pesado ficará o valor da passagem para aqueles que ainda andam de ônibus. 
ALGUÉM PODERIA DAR UMA “SOLUÇÃO”: -“então não vamos andar de ônibus”
Como ficariam um milhão e cem mil beneficiários de inclusão social ao mês que dependem dos ônibus e que circulam gratuitamente – ou com a metade do valor, tais como estudantes, idosos, deficientes, hemodiálises, pessoas com sorologia positiva ao HIV, militares, oficiais de Justiça, Tiro de Guerra?
A soma de tudo e como está doente o sistema de transporte publico de nossa cidade, até para licitar o lote  abandonado é quase que certo que processo será deserto. Ou seja, quem investiria neste contexto? Como licitar apenas uma banda da cidade se o sistema é único e a tarifa única? 
O município não conseguiria paridade ou equilíbrio econômico entre as duas empresas.
Vitoria da Conquista não tem outro caminho que não seja salvar (enquanto há tempo) o seu bem público, que é o transporte público. Enquanto isso todos irão – e estarão pagando a conta para manter a clandestinidade.

INFORME | Sintravc convoca rodoviários para Assembleia Geral Extraordinário de Prestação de Contas

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O Sintravc– Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de passageiros, cargas, fretamento, turismo e pessoal de apoio de Vitória da Conquista- BA – está convocando todos seus associados para uma Assembleia Geral Extraordinária para discussão e deliberação da prestação de contas anual.

A reunião será no próximo dia 14 de janeiro de 2019, segunda-feira, na sede do sindicato, que fica na Rua Antônio Nascimento, 03, bairro Petrópolis em Vitória da Conquista.
primeira convocação, com 50% (cinquenta por cento) mais 01 (um) dos associados, ocorrerá às 09h00min e a segunda, às 10h00min, com qualquer número dos associados presentes.
Leia a íntegra do Edital de Convocação:
O PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS, CARGAS, FRETAMENTO, TURISMO E PESSOAL DE APOIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BAHIA (SINTRAVC), no uso de suas atribuições legais em conformidade com o estatuto social e a legislação trabalhista vigente ao final assinado,
CONVOCA todos os seus associados em pleno gozo de seus direitos associativos, que este edital virem ou dele tomarem conhecimento, a participarem da ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA que irá realizar-se no dia 14 DE JANEIRO DE 2019, segunda-feira, na SEDE DO SINDICATO – SINTRAVC, COM ENDEREÇO NA RUA ANTÓNIO NASCIMENTO, N, 03, BAIRRO PETRÓPOLIS, VITÓRIA DA CONQUISTA/ BA, às 09h00min em primeira convocação com 50% (cinquenta por cento) mais 01 (um) dos associados e em segunda convocação às 10h00min com qualquer número dos associados presentes, para discussão e deliberação da seguinte ordem do dia: PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL.
Para garantir efetiva publicidade o presente edital é publicado no Jornal A TARDE (jornal de grande circulação estadual), bem como, é afixado nos quadros de aviso do Sindicato e das empresas. Vitória da Conquista/BA, 28 de dezembro de 2018. Álvaro Silva Souza Presidente Sindical.
Atenciosamente,
ALVARO SILVA SOUZA
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de passageiros, cargas, fretamento, turismo e pessoal de apoio de Vitória da Conquista- BA (Sintravc)

GASOLINA EM CONQUISTA | Uma das mais caras da Bahia; há indícios de cartelização dos preços na maioria dos postos

Imagem: Reprodução/Redes sociais

Jussara Novaes (Especial para o Sudoeste Digital) – O elevado preço cobrado pelo litro da gasolina em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, pode resultar em processo de investigação de suposto cartel em todos os postos do município. Apesar da crescente insatisfação de consumidores nas redes sociais – inclusive com abertura de abaixo-assinado na internet, nem Procon, nem a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara de Vereadores se manifestou até então.

Os preços permanecem inalterados nas bombas, sem redução, apesar de a Petrobras ter anunciado uma redução de 1,38% no preço da gasolina vendida em suas refinarias, com o litro do combustível passando a ser comercializado a R$ 1,4337 a partir desta quarta-feira (9), dois centavos a menos do que o preço praticado até o dia anterior (R$ 1,4537).


Essa foi a terceira queda consecutiva do preço do combustível, que começou o ano sendo vendido a R$ 1,5087 por litro. Desde o dia 1º, a gasolina acumula queda de 4,97% no preço nas refinarias da estatal. O preço do diesel foi mantido em R$ 1,8545, o mesmo valor desde 1º de janeiro

Indignados com o que consideram cartelização dos preços dos combustíveis na cidade, os internautas trocam informações sobre o local onde há variação de preço para baixo, sugerem boicote às grandes redes e criticam a postura de alguns empresários, que vendem gasolina mais barata em cidades da região, mas mantém o preço elevado em Conquista. 


Não tem fiscalização e os donos de postos fazem vista grossa quando o assunto é redução de preço de combustível”, protestam.

Daqui alguns dias a gasolina vai estar a menos de 1 real nas refinarias, enquanto nos postos o mesmo preço de sempre, e a população à mercê dessa quadrilha. Quem poderia ajudar a população (Procon, Ministério Público) fazem vista grossa”.

Os mais criticados são os postos Belo Jardim e Sabrina, que possuem unidades em outros municípios da Bahia. Nenhum representante de posto quis comentar o assunto.
Conforme levantamento esta semana, das três maiores cidades da Bahia, Vitória da Conquista é a que tem a gasolina mais cara, em torno de R$ 4.69. Em Salvador o motorista paga até R$ 4,48 pelo litro do combustível, e em Feira de Santana, R$ 4,49. 

Porto Seguro, Extremo Sul do estado, ainda continua com a gasolina mais cara da Bahia, mesmo com as quedas consecutivas nas distribuidoras. O litro pode chegar a R$ 4,99 em alguns estabelecimentos. Além dos moradores, turistas estão assustados com o preço do combustível.

O preço da gasolina comum em Porto varia entre R$ 4,86 e R$ 4,99. Já a gasolina aditivada chega a R$ 5,99. Por causa dessa variação, muitos consumidores pesquisam bastante antes de abastecer.

Já nas maiores cidades da região, algumas bem próximas de Conquista, os preços dos combustíveis estão bem abaixo dos praticados na ‘capital’ do Sudoeste. Em Guanambi pode ser encontrada por R$ 4,56 e a mais cara, R$4,59. Já em Itapetinga, por exemplo, a gasolina mais barata é vendida a R$ 4,51 o litro. 

PRF EM AÇÃO | Segundo dia de apreensões de cargas milionárias de cigarros ilegais em Vitória da Conquista

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, aproximadamente, mais 400 mil maços de cigarro na manhã desta quarta-feira, 9. O flagrante foi registrado por volta das 5 horas em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador.


A carga contrabandeada era transportada em um caminhão que foi abordado pelos agentes federais, , no Km 21 do Anel Rodoviário da BR 116, , após denúncia recebida, pelo telefone de emergência da PRF (191), de que havia um motorista com atitude suspeita no referido local.

No momento da fiscalização, o motorista do veículo informou à equipe da PRF estava transportando cigarros da marca “Record”, de origem estrangeira e de importação proibida. Após verificação, os PRFs constaram o que o condutor havia afirmado, sendo constatado que se realmente se tratava de pacotes de cigarros contrabandeados.

No total foram apreendidos 8 milhões de unidades de cigarro. Diante dos fatos a ocorrência, a carga apreendida e os veículos foram encaminhados para a Policia Federal. | Nucom/PRF



FROTA FRETADA | Ônibus, micros e vans devem pagar taxas para entrar na cidade

Para dar sustentação ao que escrevemos, necessário se faz recorrer a uma extraordinária medidas adotada pela Prefeitura de Ubatuba em relação ao transporte fretado ou irregular. O que Vitória da Conquista poderia tirar de aprendizado?
Dois prefeitos com visões diferentes. 

Enquanto Herzem pregava receber vanzeiros com suco e água gelada, o prefeito de Ubatuba torna mais amarga as taxas de entrada de vans, ônibus e micros na cidade. LEIA AQUI A partir dessa segunda-feira (7), em Ubatuba, está sendo cobrada taxa de entrada R$ 3 mil para ônibus, R$ 1,8 mil de micro-ônibus e R$ 1,2 mil de vans.

Os valores são até seis vezes maiores que o valor cobrado até o fim de semana, quando preço variava de R$ 1 mil para ônibus e R$ 200 para vans. Segundo o governo, medida é para regulamentar o número de veículos coletivos nessa modalidade que chegam ao município.

A cobrança da taxa de turismo acontece na cidade desde 2015, quando um decreto da prefeitura criou regras para o estacionamento público na cidade.

Com a regulamentação, todo ônibus, van ou micro-ônibus que entra na cidade já precisava fazer um cadastro na Companhia Municipal de Turismo (Comtur) e pagava uma taxa.

Em Conquista é diferente. Uma verdadeira ocupação ilegal do solo urbano de Vitória da Conquista, terceiro maior município da Bahia (atrás de Salvador e Feira de Santana), tem desagrado comerciantes, principalmente aqueles que têm a fachada do seu comércio tomada pelas “empresas sobre rodas”.

O eufemismo é usado para designar veículos de lotação que, à revelia do poder público e demais autoridades – como a própria Agerba, invadem a cidade, vindos de todas as partes da região, sem recolher taxa pelo uso do solo – como é exigido de outros profissionais liberais, como taxistas, ambulantes e barraqueiros, por exemplo.

Sem que haja o estrito cumprimento da lei, para se manter o ordenamento de Vitória da Conquista e administrar o espaço público, como prevê o Código de Polícia Administrativa (Lei nº 695/1993), centenas de veículos – a maioria sem passar por vistoria ou conduzidos por motoristas inabilitas para tal – invadem, desde há muito, o centro comercial, ludibriando o erário, sob a condescendência
da Prefeitura.

Comércios que não são mais vistos ou encontrados por conta de suas fachadas estarem obstruídas por ônibus e vans. Metros quadrados com aluguéis caríssimos se transformado em estacionamentos para toda sorte de transporte irregulares de passageiros.

Eles, donos de ônibus e vans forasteiros, sequer estão matriculados no Cadastro Geral de Contribuintes. E, assim, diante da “cegueira cognitiva”, expandam pontos de embarque e desembarque pelos quatro cantos da cidade. Como se já não bastassem a clandestinidade interna, alimentanda por mais de 600 veículos, entre vans e carros de passeio.

Não que este editorial se posicione contra a atividade, mas que ela seja legal e que cumpra cada linha do Código de Posturas. A lei é para todos e é assim que deve ser. Enquanto não se aplica às “empresas sobre rodas” o que preconiza o Código de Posturas, comerciantes que regiamente recolhem seus impostos e arcam com pesados alugueis dos pontos no metro quadrado mais caro da cidade, sequer têm estacionamento assegurado para a sua clientela, além de ter a entrada da loja “escondida” nos pontos de parada.

E qual seria o argumento para se aplicar essas medidas de Ubatuba também em Vitória da Conquista? Primeiro, para ordenar o tão caótico trânsito urbano, fazendo valer o Código de Posturas; segundo, para desafogar os locais de estacionamento rotativo e, assim, não penalizar os comerciantes e evitar demissões em massa pela fuga da clientela.

Terceiro, gerar receita para, em curto espaço, construir locais específicos de embarque e desembarque, sem prejuízo do centro comercial. Por fim, para fazer valer a lei, afinal de contas, ela é para todos e ninguém está acima dela.

MEIO AMBIENTE | Cetas recebeu mais de 4,8 mil animais ano passado


Receber, reabilitar e devolver à natureza os animais silvestres oriundos de tráfico, de resgates ou até mesmo de entregas voluntárias. Esse é o papel do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado na Serra do Periperi, em Vitória da Conquista.

Atualmente, este é o único dos três Centros da Bahia aberto para recebimento de animais, além de ser um dos poucos do Brasil mantidos por uma Prefeitura.

Somente no ano passado, 4.873 animais deram entrada no Cetas. Quando eles chegam, são identificados e alojados em recintos adequados. Então, recebem alimentação e cuidados médicos-veterinários. Sua recuperação é monitorada e avaliada dia a dia. Quando estão completamente reabilitados, em regra, são devolvidos à natureza.

Para isso, o Cetas possui o cadastro de algumas propriedades na região, aptas a receber os bichinhos. No momento da soltura, é avaliado o ambiente adequado para cada espécie. Por receber animais até mesmo de outros estados, a equipe do Cetas já precisou viajar para bem longe, para devolvê-los. Mato Grosso do Sul, São Paulo e Alagoas são alguns dos estados que tiveram de volta bichinhos cuidados pelo Cetas de Conquista.

“Temos em torno de mais de 73% de devolução à natureza. O óbito está em torno de 17%, fora a taxa de transferência para outros locais. É um dado que pode até impactar, quando a gente fala em 17% de óbito, mas a legislação ambiental aceita óbitos em até 50% como o reflexo de uma boa recuperação”, explica o coordenador e veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo.

Há ainda um pequeno número de aves que podem ser destinadas a criadouros comerciais. O veterinário explica que são animais criados em meio à presença humana desde filhotes. Vivendo em cativeiros ou atrelados a poleiros, não desenvolvem a habilidade de voos longos, o que lhes impediria de buscar alimentos ou propagar espécies de vegetação ao fazer o transporte de sementes, por exemplo.

Por isso, quando essas aves não conseguem se reabilitar, é melhor para elas e para a natureza que continuem sob cuidados humanos. Mas tudo isso feito por meio de criadouros credenciados por órgãos ambientais, que permitem a compra de animais de forma legal. Dessa forma, evita-se o impacto no controle biológico da natureza.
Sobre isso, o veterinário explica o prejuízo que é tirar um papagaio do seu habitat natural de forma irregular. Para isso, ele conta que um papagaio vive mais de 60 anos e produz cerca de três filhotes por ano. Seus filhotes também deixarão três filhotes na natureza, e assim por diante, criando uma progressão. “A gente está retirando de 1.600 a 2 mil papagaios, quando se retira um só”, afirma.

Ao se levar para casa um animal silvestre de forma ilegal, o prejuízo pode não existir somente ao meio ambiente, mas também para a pessoa que comete esse ato. Isso por conta das zoonoses, doenças existentes nos animais que podem ser transmitidas aos seres humanos. Ao se adquirir o bichinho de forma irregular, não há como saber se ele está saudável, colocando em risco todas as pessoas que irão conviver com ele.

Por isso, Aderbal faz um apelo para que toda a população ajude na missão do Cetas: “Para que a gente não fique sozinho nessa tarefa, todos podem participar disso, adquirir uma consciência ambiental e não consumir caça, por exemplo.” E completa: “A gente não tem consciência de que cada espécie tem um papel importante na natureza, nada está aqui por acaso.”

Se você cria um animal silvestre de forma irregular, ou conhece quem faz isso, informe ao Cetas. A equipe irá buscar o bichinho e dar a ele os cuidados que ele merece. É só ligar para (77) 3423-2247 ou enviar um e-mail para [email protected]. | Texto e imagens: Secom PMVC