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CONQUISTA | Ex-diretor da emissora e atual secretário municipal, Marcos Ferreira manda “recadinho” para a TV Sudoeste


“Olha, eu quero mandar um recadinho pro jornalismo da TV Sudoeste. Meu irmão, é o seguinte: se não tiver, se um ônibus não quebrar na Lauro de Freitas não tem Bahia Meio Dia. Se não tiver um buraquinho, um buracão no meio da rua, não tem BA TV. Pelo amor de Deus, terceira maior cidade do estado, meu irmão, se não tiver problema… 350 mil habitantes, 400 com a zona rural. Para com isso. Como dizia a minha vó, me bata um abacate”.
Com essa mensagem, gravada em um vídeo de 24 segundos, o secretário chefe do Gabinete Civil da prefeitura de Vitória da Conquista, Marcos Ferreira, considerado o nome mais forte do governo, depois do prefeito Herzem Gusmão, critica o jornalismo da TV Sudoeste, que ele dirigiu por 12 anos, entre os anos 1990 e 2003. Para ele há exagero da emissora ao fazer matérias constantes sobre problemas da cidade. O vídeo está circulando no WhatsApp, espalhado por colegas de trabalho de Marcos na prefeitura, e também foi postado em perfis de amigos dele no Facebook.

N.R.: A produção do Sudoeste Digital entrou em contato com a direção da emissora, via whatsapp, mas até o momento não obteve resposta a respeito da posição da empresa em relação às críticas

Não é a primeira vez que Marcos Ferreira, no cargo de secretário municipal, manifesta contrariedade com a imprensa, por meio de vídeos diretos ou irônicos. Nem a primeira vez que ele e a TV Sudoeste se desentendem. No dia 12 de janeiro, a imprensa não pôde acompanhar a visita técnica que o coordenador de vistorias da Federação Baiana de Futebol, coronel Jorge Inácio Diniz fez ao estádio Lomanto Júnior, que estava passando por adaptações para o Campeonato Baiano. À noite, no BATV, depois de exibir matéria em que menciona que uma equipe da emissora havia sido impedida de entrar no estádio, o apresentador Judson Almeida disse que a atitude da prefeitura foi lamentável.

“Agora, não se entende porque a imprensa tem encontrado tanta dificuldade para trabalhar no estádio Lomanto Júnior. A prefeitura não permitiu que a nossa equipe entrasse para filmar o estádio, para mostrar para o torcedor, para o telespectador, como é que está a situação do Lomantão. Essa restrição ao trabalho da imprensa no Lomantão, pela prefeitura, é algo que a gente lamenta muito. É lamentável.”, enfatizou o jornalista da TV Sudoeste.

Embora seja uma atividade da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, cuja titular é Tina Rocha, é Marcos Ferreira quem responde pelo esporte na administração municipal. | Fonte: Blog de Giorlando Lima

VEJA OS VÍDEOS DE MARCOS FERREIRA E DA TV SUDOESTE (BATV)

         

EDITORIAL | Transporte clandestino, seu nome é desastre

Em meio a uma enxurrada de comentários e áudios nos grupos do whatsapp, onde usuários do transporte público da região de Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, não escondem o temor de ficar sem o atendimento de ônibus, um grave acidente com uma van, na estrada de Potiraguá reabriu as discussões sobre o transporte clandestino.
Durante a semana os clandestinos destroem o transporte público, invadindo as linhas regulares de ônibus e desprezando as localidades mais distantes. Aos finais de semana e feriados, mudam a rota e  acabam com o transporte intermunicipal, como ficou evidente após o acidente com uma van na estrada de Potiraguá. (Saiba como foi, ao final deste artigo)

POR ESSAS E OUTRAS QUE MORADORES DA LAGOA DAS FLORES E REGIÃO TEMEM FICAR SEM ÔNIBUS!

PODERIA UM ÔNIBUS DO TRANSPORTE PÚBLICO FAZER TRANSPORTE PARA A PRAIA ?

COMO FICARIA DETERMINADO BAIRRO OU REGIÃO ATENDIDOS (exclusivamente) POR VAN?

Imagine se a população ficasse totalmente sem transporte público?

Clandestinos que durante a semana destroem o transporte público, sem nenhum compromisso social, excludentes por natureza, negando os direitos sociais de idosos, pessoas com deficiência ou estudantes, operando onde, como e quando querem.

Eis a prova da falta de compromisso com a população conquistense, a despeito de os clandestinos tentarem passar imagem de que são importantes.

Essa van acidentada em Potiraguá não deveria estar restrita ao transporte de passageiro em determinada linha no perímetro de Vitória da Conquista?

Por conveniência vanzeiros buscam regulamentação, dizendo-se importantes como transporte público.

Sabe a razão porque eles operam somente em dias de semana? Por conta da certeza de que a população não se rebelará contra eles, pois dispõe do transporte público para preencher a lacuna deixada por eles, inclusive durante a semana, após as 19 horas, quando não se encontra mais as vans circulando.

Van de Vitória da Conquista sofre 
acidente na estrada de Potiraguá
Veículo fazia transporte de passageiros 
para as praias do Sul da Bahia

Um acidente envolvendo uma van de Vitória da Conquista foi registrado no entroncamento das
rodovias BA-263 e BA-270, entre Itapetinga e Potiraguá, na madrugada de sábado (2). Segundo
relatos de testemunhas, o condutor seguia em comboio rumo às praias do sul
, em que esta estrada é
muito utilizada, principalmente nos feriadões, quando por volta das 4 horas da madrugada o veículo
passou por um buraco. Assista:

             
Com o impacto o veículo saltou e ficou sem controle, saindo da pista e subindo em um pequeno
barranco. Não foram registradas vítimas feridas. Segundo o Blog do Eddy, uma outra van do comboio acomodou os passageiros, transferiu a bagagem e seguiu viagem. | Com imagens de Raul Santos.

TRANSPORTE PÚBLICO | Para não acabar, prefeituras e contribuintes terão que bancar

EDITORIAL | TRANSPORTE PÚBLICO: Quem anda de ônibus precisa entender (Um editorial dedicado a você que anda de ônibus)

JUSTIÇA TARIFÁRIA | Ao contrário do que se propaga por aí, subsídios não são para as empresas de ônibus

TRANSPORTE PÚBLICO | Santa Casa, Prefeitura e DASS perdem mais de R$2 milhões por causa dos clandestinos

AINDA SOBRE O TEMA TRANSPORTE PÚBLICO:

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EDITORIAL | Uma cidade sem ônibus é uma cidade nervosa

… E MAIS …

EDITORIAL | Transporte Público perdendo 42% dos passageiros pagantes




CANSAÇO | Motorista da Novo Horizonte dorme ao volante e provoca acidente com vítimas

Sudoeste Digital (Conteúdo) – O motorista de um ônibus da Novo Horizonte, empresa de Vitória da Conquista, por pouco não provocou uma tragédia ao perder o controle da direção do veículo e bater em um carreta-baú, na madrugada desta sexta-feira, 1º.

O acidente aconteceu em Porangatu, norte de Goiás. Os 10 passageiros do ônibus 523811 tiveram ferimentos leves. Todos foram medicados em liberados em seguida, seguindo viagem para municípios da região em Goiás e Tocantins, em outro ônibus.

O fato foi registrado dentro da Operação Carnaval 2019, da PRF, que começou na madrugada de hoje em todo o País.

Segundo o inspetor da PRF, Oswaldo Canindé, o motorista do ônibus contou que apresentou cansaço e confessou ter dormido ao volante, o que ocasionou a perda do controle, ocasionando a colisão.

O condutor da carreta não se feriu. Os nomes dos envolvidos e os das vítimas não foram informados pela PRF. Os motoristas prestaram depoimentos e foram liberados em seguida. A Novo Horizonte ainda não se manifestou sobre o caso, considerado como imprudência da própria empresa, que submete funcionários a longas e exaustivas viagens.

OPERAÇÃO CARNAVAL | PRF apreende cocaína na BR 116 em Jequié

                   
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na manhã desta sexta-feira (01), aproximadamente 4,300kg de substância com características semelhantes à cocaína, embaladas em tabletes, que estavam escondidos em um compartimento nas laterais do veículo I/PEUGEOT 307.

O flagrante ocorreu durante fiscalização da PRF de combate a criminalidade no KM 677 BR 116, em Jequié, sudoeste da Bahia.

Inicialmente foi dada ordem de parada ao veículo, sendo realizado pelos agentes os procedimentos de abordagem. Durante a entrevista ao motorista, um homem de 31 anos, percebeu-se certo nervosismo e contradições.

                 
Em seguida foi realizada vistoria minuciosa no automóvel, foi quando os policiais encontraram os tabletes que estavam escondidos em um nicho nas duas laterais do carro.

Ao ser questionado, o homem informou que recebeu o carro e a droga em São Paulo (SP), recebendo a quantia de 4.000 mil reais pelo transporte. O destino do entorpecente seria a cidade alagoana de Arapiraca.

Diante dos fatos, o detido foi levado com o produto apreendido para a Delegacia de Polícia Civil em Jequié (BA) e apresentado à autoridade policial. | Nucom PRF

CONQUISTA | Tenente da PM deve assumir Mobilidade Urbana

Está prestes a ser divulgada oficialmente pela Prefeitura de Vitória da Conquista a nomeação do novo coordenador do Simtrans, ligado à Mobilidade Urbana do governo Herzem Gusmão (MDB).
Fontes internas informaram ao Sudoeste Digital que o 1º tenente da Polícia Militar, Agno Santa Rosa, irá ocupar a cadeira.

Uma das primeiras atribuições do novo coordenador será o intenso combate ao transporte clandestino, explorado atualmente por mais de mil veículos, entre vans, carro de passeio e aplicativos sem regulamentação. Santa Rosa também deverá priorizar o ordenamento do trânsito na terceira maior cidade da Bahia.

JUSTIÇA | Gerente da Caixa acusado de racismo perde função

[Gerente da Caixa acusado de racismo perde função]
Em reunião realizada ontem (28) com o superintendente da Caixa Econômica Federal de Salvador e Região Metropolitana, José Anselmo, e gerentes-gerais da capital, foi decidido que o gerente acusado de racismo perderia o seu cargo.
Segundo apurado, o caso ainda está sendo investigado e ainda não foi decidido se João Paulo, que comandava a agência do Relógio de São Pedro, será realocado em outra função.

“Está confirmado. Os fatos ainda estão sendo apurados, mas já existe a confirmação da perda de cargo”, disse José Anselmo.

O autônomo Crispim Terral acusou João Paulo de racismo na última segunda-feira (25). O depoimento diz que ele recebeu um tratamento diferente dos outros por parte do gerente. No dia, Terral ainda foi interpelado por policiais militares.

CLIQUE AQUI E RELEMBRE O CASO

ARTIGO ESPECIAL | Crise no transporte público (Padre Carlos)*

Nos últimos 20 anos o setor de transporte público tem perdido demanda, produtividade e sofre com a ausência de políticas públicas para socorrê-lo. Assim, com a crise deste setor, surgem os transportes “alternativos.”

Desta forma, como em outras cidades, estes serviços apareceram operando de forma irregular em nossa cidade, nos lugares de difícil acesso e em localidades que não eram economicamente viáveis às empresas de transporte. 

A posição do atual gestor, em um primeiro momento, foi de tolerância e até estímulo ao transporte “alternativo”. Além da aprovação constatada na pesquisa, via com bons olhos a ampliação da concorrência na prestação do serviço de transporte coletivo, orientada por uma visão liberal, em seu sentido econômico. 


Foi justamente este comportamento do atual prefeito que levou a empresa Cidade Verde a buscar judicialmente uma posição responsável da Prefeitura para que ela exerça a obrigação de fiscalizar o transporte clandestino, pois o Executivo estaria incidindo em crime de improbidade administrativa supostamente permitindo a ilegalidade.

Desta forma, as peruas passaram a ganhar passageiros e as ruas de Vitória da Conquista, aumentando assim a crise do transporte público ao ponto de determinar o colapso o sistema de transporte coletivo municipal.

Criou-se uma bola de neve no sistema, com a deterioração destes serviços, no qual passou a prevalecer ônibus ruins e horários incertos até a falência da Viação Vitória.

Durante duas décadas, o sistema, de transporte de Vitória da Conquista recebeu uma devida atenção dos seus antigos gestores, não aceitando monopólio neste segmento e conduzindo de forma bem planejada, demandando, assim, milhões de reais para ser montado.

Infelizmente o que presenciamos hoje, é um sistema FALIDO e a caminho do SUCATEAMENTO. Isto não é uma previsão, mas uma constatação.


O governo municipal não deu ouvidos às denúncias do vereador Coriolano Morais e pagou pra ver o sucateamento do transporte público municipal. Não podemos esquecer que as consequências diretas do transporte clandestino têm levado ao aprofundamento desta crise.


O vereador, junto com seus pares na Câmara Municipal, vem buscando uma solução para a regulamentação de todo o sistema regular de transporte público. “Temos que trabalhar dentro da lei. Nenhum vereador foi eleito para trabalhar com o que é irregular. Se a promotora (Lucimeire Carvalho) solicitou um estudo técnico, ele tem que ser feito para que se veja a necessidade das vans”, esclareceu o Professor o Cori.

Este tipo de serviço, da forma que se encontra, vem gerando sérios prejuízos financeiros para a cidade e a empresa de transporte em atividade, impedindo assim a Prefeitura em arrecadar tributos e a empresa de transporte em realizar melhorias, como a ampliação da frota e o aumento do número de linhas em circulação.

Diante da atual crise, regularizando ou não o transporte “alternativo,” o que gostaríamos de saber: a quem responsabilizar pelos prejuízos causados aos cofres públicos?

SOBRE O AUTOR E SEU CONTEÚDO

* (Padre Carlos Roberto Pereira, de Vitória da Conquista, Bahia, escreve semanalmente para esta coluna)

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ARTIGO | As rosas não falam (Padre Carlos)*

Resultado de imagem para Rosa Luxemburgo
As rosas sempre tiveram um papel importante nas minhas lembranças e reflexões. No jardim do seminário onde morei havia muitas roseiras! Afinal, Vitória da Conquista é conhecida como a cidade das rosas.

Resultado de imagem para Rosa LuxemburgoAs rosas são de uma beleza extasiante, especialmente as vermelhas. Rosas vermelhas me fazem lembrar Rosa Luxemburgo, a vermelha. Li suas cartas e descobri uma personalidade sensível, amante da natureza e atenta aos detalhes mais singelos da vida.

N.R.: Rosa Luxemburgo foi uma filósofa e economista marxista polaco-alemã. Tornou-se mundialmente conhecida pela militância revolucionária ligada à Social-Democracia da Polônia, ao Partido Social-Democrata da Alemanha e ao Partido Social-Democrata Independente da Alemanha.Wikipédia

Nascimento5 de março de 1871, Zamość, Polônia
Falecimento15 de janeiro de 1919, Berlim, Alemanha

Hoje, fiquei admirando as rosas do jardim da praça e pensava nos cuidados que o jardineiro teve com aquela roseira, para que aquele milagre acontecesse. E sendo testemunha daquela obra de Deus, um pensamento se apoderou de mim: Assim também é o amor.

Como a roseira, ele precisa de cuidados! Sem a seiva que o alimenta e o revigora, perece. Como a roseira, o amor tem espinhos que ferem e faz sangrar. Os espinhos são inerentes à natureza da roseira, apesar da beleza das rosas. 

Se o amor é belo como elas, há também espinhos que causam ferimentos e dores dilacerantes. Pois o sofrer e a capacidade de causar sofrimento faz parte do amar.

Se cultivarmos a roseira com carinho, ela continuará a gerar rosas que embelezam e alegram o nosso viver. O ser humano precisa ser tratado com o mesmo carinho, o amor precisa ser cultivado. Então, mesmo quando pareça inexistente, desabrochará novamente.

Pois, ainda que adquira outras formas, que se manifeste em outras condições e tome outras direções, o amor resiste ao tempo e permanece no ser que ama. As rosas nascem, perecem e são substituídas por outras produzidas pela mesma roseira.

A roseira não tem memória nem sentimentos, ela apenas reproduz o ciclo da vida. Se ela pudesse lembrar e sentir, as rosas que no passado desabrocharam e se extinguiram estariam presentes nela. Como a roseira, geramos diversas experiências de amar, amores que jamais esquecemos.

Desta forma, amar é uma experiência extraordinária.  O amor é “algo em si mais importante e sagrado do que o objeto que o inspira. 

E isso porque ele permite ver o mundo como um cintilante conto de fadas, porque faz aflorar o que há de mais nobre e mais belo no ser humano, porque eleva o que há de mais comum e insignificante e o craveja de brilhantes e porque possibilita viver em embriaguez e êxtase”, escreveu Rosa Luxemburgo.

Como a roseira, se cuidarmos para que não faltem os ingredientes necessários à sua existência e não nos esquecermos de tomar os devidos cuidados para não nos ferirmos com os espinhos, o amor subsiste e resiste às intempéries da vida.

No amor sempre vai depender da perspectiva que o outro olha para o seu parceiro. Talvez por isto Machado de Assis nos chamou a atenção que há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho.

Enquanto outras sorriem por saber que os espinhos têm rosas. Não existem rosas sem espinhos, não existem relações duradouras sem renúncia.

SOBRE O AUTOR E SEU CONTEÚDO

(Padre Carlos Roberto Pereira, de Vitória da Conquista, Bahia, escreve semanalmente para esta coluna)

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ATENÇÃO | Operação de Carnaval da PRF terá ênfase no combate à embriaguez: ‘A dor é para sempre’


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa nesta sexta-feira (1º) a Operação Carnaval 2019. O principal foco será a fiscalização de condutores embriagados. A PRF explica que, nesta época do ano, há uma tendência maior para o consumo de álcool e por conta disso estarão nas rodovias para evitarem que a aconteça a “combinação” entre álcool e direção.

Nos seis dias de operação, a estratégia da PRF é fazer o reforço do policiamento nos locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.
O período do Carnaval é marcado pelo aumento do fluxo de veículos e circulação de usuários nas rodovias federais, sendo o abusivo de álcool uma das principais preocupações da instituição. 
Vale lembrar que, desde novembro de 2016, a embriaguez ao volante além de infração gravíssima, é crime punido com detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.
Ainda, o uso do cinto de segurança, dos dispositivos de retenção para crianças, o uso do capacete e fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também serão focos das equipes da PRF.
Em concomitância com o policiamento ostensivo das rodovias, serão promovidas ações educativas, com o intuito de sensibilizar o usuário das rodovias acerca do seu papel na construção de um trânsito mais seguro. 
O projeto de educação para o trânsito é realizado através do Cinema Rodoviário, momento em que os policiais abordam os veículos, sendo o condutor e seus ocupantes convidados a participar da ação, na qual são exibidos vídeos que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as graves consequências dessas condutas, bem com fornecidas dicas de segurança, em uma palestra com duração aproximada de 15 minutos, tempo que é realizado para finalizar as consultas aos documentos no sistema. 
Na ocasião, os condutores também são submetidos a testes de alcoolemia.
A Operação Carnaval 2019 é mais uma etapa da Operação Rodovida, que começou no dia 14 de dezembro de 2018 e seguirá até o dia 10 de março de 2019 e integra o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito (Pacto pela Vida), assinado pelo governo brasileiro em 2011, projeto oriundo da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem como objetivo reduzir em 50% o número de mortos e feridos no Brasil.
Restrições de tráfego
A PRF faz um alerta aos motoristas profissionais:
A fim de promover a fluidez do trânsito em grandes feriados, quando há maior movimentação nas estradas, foi editada a Portaria nº 200 de 10 de dezembro de 2018, que define os tipos de veículos que sofrerão restrição de tráfego durante feriados nacionais e regionais no ano de 2019.
A restrição abrangerá apenas os trechos rodoviários de pista simples, com exceção dos trechos específicos estabelecidos no Anexo da Portaria e o descumprimento constitui infração de trânsito de natureza média (5 pontos) e multa de R$ 130,16, sendo que o motorista só poderá voltar a circular após o término do horário da restrição.
No feriado de carnaval, os dias e horários de restrição serão:
01/03/2019 (sexta-feira) – 16:00 às 22:00
02/03/2019 (sábado) – 06:00 às 12:00
05/03/2019 (terça-feira) – 16:00 às 22:00
06/03/2019 (quarta-feira) – 06:00 às 12:00
Nestes dias e horários estarão proibidos o trânsito de Combinações de Veículos de Cargas (CVC), portando Autorização Especial de Trânsito (AET), de Combinações de Transporte de Veículos (CTV) e Combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP), portando ou não a AET, bem como o trânsito dos demais veículos portadores de AET.
Carnaval 2018
No ano de 2018, a PRF registrou 72 acidentes de trânsito durante a Operação Carnaval, que deixaram 78 feridos e 6 mortos. Foram fiscalizadas 9.623 pessoas em 8.712 veículos, 6.042 motoristas foram submetidos aos testes com etilômetros e 234 foram flagrados por embriaguez ao volante; 6.864 motoristas flagrados trafegando acima da velocidade máxima; foram extraídas 1.678 autuações por ultrapassagens indevidas.
Destacam-se ainda 326 registros por não usar o cinto de segurança, 75 por transportar criança em veículo automotor sem observância das normas de segurança e 49 por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança. Durante as abordagens, 57 pessoas foram presas.
A Polícia Rodoviária Federal fiscaliza cerca de 10 mil quilômetros de malha viária na Bahia.
Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam um aumento de quase quatro milhões de veículos de 2017 (96.790.495) para 2018 (100.746.553). Só no estado da Bahia a frota totaliza 4.139.107 veículos.

MARCHA DAS MULHERES | Fórum de Mulheres discute organização do evento em Conquista

A equipe do Sudoeste Digital acompanhou uma reunião do Fórum de Mulheres de Vitória da Conquista, esta semana, onde foi discutida a organização da 3ª Marcha de Mulheres, que será realizada dia 8 de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher.


A marcha sairá às 8h30 da Praça Barão do Rio Branco, centro da cidade, e percorrerá as principais ruas do centro comercial, levando o tema ‘Pela vida das Mulheres, em defesa das liberdades democráticas e contra a reforma da previdência’.

A organização prevê a participação de mais de 50 entidades ligadas ao assunto em destaque.

Presente ao evento, a integrante do Fórum de Mulheres, vereadora e feminista Nildma Ribeiro, do PCdoB, reafirmou a participação das entidades na Marcha de Mulheres e enfatizou o tema deste ano, que será “Pela Vida das Mulheres, em Defesa das Liberdades Democráticas e contra a Reforma da Previdência’”.

DEFESA DO TRABALHADOR

Uma das mais ferrenhas críticas da Reforma da Previdência, Nildma tem se destacado pela defesa dos trabalhadores. Em discursos no Plenário da Câmara Municipal, ela classifica a reforma como “Pacote da Maldade”.

Nildma voltou a falar sobre a reforma da previdência, proposta pelo governo federal, e que ela chama de ‘pacote de maldades’: “Essa reforma previdenciária só prejudica os trabalhadores rurais e as mulheres”.

Na última sessão da Câmara, dia 27, ela lembrou que nos últimos dias 4 e 5, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura se reuniu com a bancada de parlamentares que defende o trabalhador rural e apresentou 12 propostas de emendas sobre a reforma previdenciária.

Na sessão anterior Nildma também fez coro em defesa da classe trabalhadora. “O governo propõe a redução de 100% para 60% o valor da aposentadoria por invalidez, coloca ainda uma proposta que destrói a aposentadoria especial dos trabalhadores das áreas insalubres com fixação de idade mínima”.

Ainda indignada com as propostas apresentadas, a vereadora continuou relatando pontos que aparecem na proposta: “A pensão por morte é destruída, com redução de 100% para 50%, e acaba a reversão das cotas, acaba o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC da LOAS), que será substituído por uma renda miserável de R$ 500,00 e R$ 750,00″.

Tem ainda o abono salarial de um salário mínimo que será pago apenas para quem ganha um salário mínimo (e não até dois salários mínimos, como atualmente).

Nildma ainda falou sobre os servidores público que têm direito à aposentadoria integral e poderão exercer o direito somente aos 65 anos de idade, e os professores e professoras aos 60 anos de idade.

“A Previdência Social será extinta para os novos trabalhadores, que serão vinculados a uma previdência privada. Ela ainda virá acompanhada da ‘carteira de trabalho verde e amarela’, sem CLT, sem os direitos dos acordos coletivos e sem previdência pública”, lamentou.

A fixação da aposentadoria aos 65 anos para homens e 62 para mulheres também foi citada pela vereadora, além de acabar com a regra 85/95 para segurados do INSS e servidores públicos, que terão outra regra de 105 pontos para homens e mulheres.

Por fim, ela lembrou que a proposta ainda propõe aposentadoria integral apenas com 40 anos de contribuição e a aposentadoria dos pobres que aumenta de 15 para 20 anos de contribuição. “Essa proposta de reforma praticamente acaba com a aposentadoria dos trabalhadores rurais”, finalizou.