OPERAÇÃO POLICIAL – Força-tarefa prende quatro envolvidos na morte de líder do MST

Prisão de Neuton no distrito de Itajaí, em N.Canaã, com policiais de Itapetinga, sob o comando do delegado Irineu Andrade
Imagem: PC/Divulgação

Dos seis homens denunciados pelo Ministério Público estadual pelo homicídio de Fábio dos Santos Silva, líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) na região de Iguaí, sudoeste da Bahia quatro foram presos por uma Força-tarefa da Polícia Civil, com policiais de Vitória da Conquista e Itapetinga, além do Comando de Operações Especiais (COE). Quatro armas de fogo foram apreendidas, no cumprimento de mandados de prisões preventivas e de busca e apreensão.


O crime aconteceu no dia 2 de abril de 2013 naquele município, nas imediações da fazenda Providência, em uma rodovia rural que liga a cidade ao Distrito de Palmeirinha. Toda a investigação está a cargo do Gemacau (Grupo Especial de Mediação e acompanhamento de Conflitos Agrários e Urbanos).

Segundo a denúncia, oferecida pelo promotor de Justiça Antônio Ferreira Leal Filho, a vítima foi atingida, numa emboscada, por diversos tiros de armas fogo disparados pelo proprietário rural Délcio Nunes Santos, preso nesta quarta-feira (11), juntamente com Neuton Muniz da Silva, Arenaldo Novais da Silva e Márcio Fabiano Cunha.

Délcio e o vaqueiro Ricardo Neves de Oliveira teriam sido contratados para executar o líder do MST, ao preço de R$ 10 mil, pelo fazendeiro Welder Leonardo Gusmão Amaral, pelo comerciante Márcio Fabiano Cunha Borges e pelos vaqueiros Arenaldo Novais da Silva e Neuton Muniz da Silva. Dois continuam foragidos.

O promotor aponta que um dos motivos do crime de mando foi a atuação da vítima em prol da reforma agrária, o que prejudicava os “interesses dos denunciados”. A emboscada aconteceu por volta do meio-dia, na altura do KM 3 da rodovia, onde Délcio Nunes e Ricardos Neves emparelharam a moto na qual estavam montados com o carro de Fábio Silva, para que Ricardo efetuasse os três primeiros disparos, fazendo que a vítima perdesse a direção do veículo e batesse numa cerca de arame farpado.

Após o choque, Délcio e Ricardo desceram da moto e efetuaram os demais disparos contra a vítima. Fábio estava acompanhado da esposa e filha.


COMPARTILHAR