OPERAÇÃO DETRAN | Despachante e servidores estão foragidos; investigações podem alcançar novos nomes em Conquista e região

Sudoeste Digital (Conteúdo) – Dois homens suspeitos de fraudes veiculares, como supostas clonagens de placas de automóveis, foram detidos na Alameda Ruy Barbosa, centro de Itapetinga, a 560 km de Salvador, por policiais civis, utilizando uma viatura do Detran. Um veículo também foi apreendido.
        Segundos fontes extra-oficiais, a dupla atuava junto a emplacadores na cidade e que, ainda segundo as fontes, também atuavam próximo à Ciretran, em Vitória da Conquista. As investigações prosseguem e novos alvos estão sendo procurados, dentre eles servidores do órgão e pelo menos uma despachante, cujo escritório seria utilizado para “esquentar” documentos de veículos.

Os nomes ainda não foram divulgados, mas já se sabe que existem pessoas em Vitória da Conquista, Itapetinga, Iguaí e Firmino Alves. Não estão descartadas quebra de sigilos telefônico e bancário dos envolvidos nas investigações, segundo uma fonte do Detran em Salvador. Há indícios de enriquecimento ilícito, por exemplo.

As informações, de fontes ligadas ao Detran, asseguram que há um servidor da Ciretran de Itapetinga (lotado em Firmino Alves) foragido, além de uma servidora da cidade de Iguaí e uma despachante de Itapetinga que, ao que tudo indica, também foram envolvidos nos atos ilícitos. Até o momento o órgão não se manifestou a respeito da operação, na tarde desta terça-feira, 29. Aguardem mais informações.

ATUALIZADO
*21ª Coorpin – Itapetinga*
*DT de Itapetinga*
*Ocorrência Relevante*
*Histórico*
Dando continuidade à ação iniciada na tarde da última sexta-feira, dia 25/01/2019, objetivando o combate a fraudes na emissão de documentos de veículos junto à 19ª CIRETRAN – Itapetinga, na tarde de hoje uma equipe da Corregedoria Geral do DETRAN-BA deteve no centro da cidade de Itapetinga os *estelionatários GIVANILDO TAVARES SOUZA, vulgo “ÍNDIO”, de 37 anos de idade, e PABLO DEAN NOVAIS ANJOS SILVA, 35 anos*, ambos procedentes da cidade de Vitória da Conquista, os quais estavam nesta cidade para receber os documentos de duas caminhonetes TOYOTA HILUX avaliadas em cerca de R$500.000,00 que haviam conseguido emitir de forma fraudulenta em 24/01/2019, utilizando de notas fiscais e vistorias falsas, contando com a conivência de funcionários da CIRETRAN e despachantes locais.
Após a detenção inicial e com o apoio da equipe da 21ª Coorpin, foi apreendido o veículo HONDA CIVIC de placa policial JQL-7676 que estava sendo utilizado pela dupla, no interior do qual foi encontrada farta documentação de veículos, que se suspeita tenham sido emitidos de forma fraudulenta, além de um NOTEBOOK, laudos de vistorias falsos e outros documentos utilizados na prática criminosa.
PABLO DEAN NOVAIS ANJOS SILVA foi identificado como funcionário do DETRAN-BA, lotado na CIRETRAN de Vitória da Conquista, valendo-se do cargo para acessar informações restritas utilizadas nas falsificações e também para facilitar o acesso a servidores de outras Unidades do órgão de trânsito, enquanto que GIVANILDO TAVARES SOUSA é ex funcionário do DETRAN-BA, atualmente sócio de um Centro de Formação de Condutores em Vitória da Conquista, e estava fazendo uso indevido da identificação funcional.
*Providências*
1. Lavratura do BO nº 19-00403
2. Apreensão de todo o material encontrado em poder dos conduzidos
3. Lavratura de APFD por crimes de Formação de Quadrilha
4. Representação pela decretação da prisão preventiva
*Fonte:* DPC Irineu Andrade

NOTA DA CIRETRAN DE CONQUISTA

Nota de esclarecimento 


A 4a Ciretran informa que na data de 29/01, terça-feira, prepostos do Detran e Polícias Militares e Civis, na cidade de Itapetinga realizaram um Operação em Conjunto para desbaratar uma quadrilha que atua em várias cidades fraudando notas fiscais de concessionárias, emplacando veículos irregularmente. Fato este denunciado e em apuração na Corregedoria do Detran. Nesta operação foram detidos 02 (dois) ex-funcionários da 4a Ciretran de nome Givanildo e Pablo. A Coordenadora da Ciretran de Vitória da Conquista, Iara Barnabé, alerta aos cidadãos que evitem solicitar serviços à pessoas estranhas ao órgão ou verifiquem a credencial de despachante atualizada para evitar de serem ludibriados. Esclarecemos mais uma vez que o detido Pablo não é funcionário do Detran, embora não descartamos a participação de membro(s) do órgão.

Ascom 4a Ciretran


COMPARTILHAR