Duas alunas do curso de zootecnia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) terão que comparecer à delegacia de Polícia Civil de Itapetinga para dá explicações sobre o arrombamento do laboratório de pesquisas em aquicultura. O fato teria ocorrido na sexta-feira (2) da semana passada, mas só foi registrado na segunda-feira (5).
Segundo o boletim de ocorrência, as estudantes – cujos nomes não foram informados – são acusadas de “quebrar uma cadeira de plástico e subtrair pés de alface que estavam sendo cultivados neste laboratório”.
Após a denúncia, uma equipe da 8ª Companhia de Polícia Militar deslocou-se até a universidade, entretanto, ninguém foi preso. Segundo a polícia, as estudantes acusadas fazem parte do grupo responsável pela ocupação na universidade. Elas foram identificadas e serão intimadas para prestar depoimento nos próximos dias. A participação de uma terceira pessoa não foi descartada.
O local do fato passará por perícia. Um processo administrativo poderá ser aberto pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A administração da universidade ainda não se posicionou sobre o assunto.
Em nota, os representantes do Movimento OCUPAUESBITA rebatem as acusações. Leia o teor do documento:
O Movimento OcupaUesbIta, vem por meio desta, repudiar a INVASÃO arbitraria da PM Polícia Militar na UESB campus de Itapetinga. Na tarde do dia 2 de Dezembro. Estudantes que fazem parte do movimento legítimo de ocupação, foram surpreendidos por policiais armados. Logo em seguida começaram um interrogatório. Os estudantes afirmam que a todo tempo foram pressionados a confirmarem a versão dos policiais de que alguns membros do movimento OCUPAUESBITA, teriam “invadido” um experimento e subtraído alguns conteúdos. O Movimento OCUPAUESBITA luta por uma Educação superior pública e de qualidade que contemple á todxs, bem como repudia a ação arbitraria da PM polícia militar que INVADIU campus da UESB-ITAPETINGA, E QUALQUER ATO que venha prejudicar, danificar ou inviabilizar espaços,objetos,estudos, etc… Estamos há 41 dias de ocupação e amamos a UESB como qualquer outro, e não permitiremos que ações impensadas ou orquestradas afim de minar o movimento legítimo venham macular a nossa luta. O Movimento OcupaUESBITAP, irá acionar o Ministério Público, para que medidas sejam tomadas.
Att.
MOVIMENTO OCUPAUESBITA.
MOVIMENTO OCUPAUESBITA.
Por Daniel Silva, com informações complementares do Ibahia.blogspot.com.br