OBITUÁRIO | Morre médico, psicólogo e líder espírita André Luiz Peixinho, aos 74 anos

O médico, psicólogo, filósofo e líder espírita André Luiz Peixinho, teve a morte confirmada na tarde desse sábado (30), por volta das 16h, vítima de um ataque cardíaco. Ele tinha 74 anos de idade.

De acordo com informações, o sepultamento de André Peixinho ocorrerá, às 16h deste domingo, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas, Salvador.

Com uma vida destacada à frente da Educação Médica em diversas instituições de ensino da Bahia, entre elas a UFBA, a Escola Bahiana de Medicina e a UNIME, André Peixinho também atuou como Psicólogo Clínico e como líder ativo do movimento espírita com alcance em todo país.

O médico, palestrante, escritor e autor teatral, foi Coordenador do Internato e Residência do Hospital Santo Antonio das Obras Sociais Irmã Dulce, e foi responsável pela formação de gerações de profissionais de saúde na Bahia.

Peixinho também foi Coordenador da Juventude Espírita Nina Arueira no Centro Espírita Caminho da Redenção e na Mansão do Caminho, nas décadas de 60 a 90 do século passado.

Há 25 anos deu início, ao lado de um grupo de idealistas, a Sociedade Hólon, uma organização não governamental, que busca investir no potencial humano através da Saúde, Educação, Apoio Social e Arte.

HOMENAGEM – Em setembro do ano passado a Câmara Municipal de Vitória da Conquista, através do vereador Valdemir Dias (PT) fez entrega do Título de Cidadão Conquistense a André Peixinho, durante a realização da 70º edição da Semana Espírita.

André Luiz Peixinho foi indicado a receber o título em 2022, mas não pode estar presente na cerimônia que foi realizada no dia 3 de novembro daquela data.

Graduado em Medicina, Filosofia e Psicologia, coordenava o curso de pós-graduação em Clínica Médica da Universidade Federal da Bahia. Escritor, Ex-Presidente e Conselheiro da Federação Espírita do Estado da Bahia, ele desenvolvia um trabalho social em Salvador de relevância, atendendo a uma população socialmente vulnerável, através da Sociedade Hólon, fundada por ele.

“Nunca imaginei algo similar em minha vida. O título, acredito eu, vem pela função da doutrina espírita”, disse Peixinho à época. Ele agradeceu ao vereador Valdemir Dias (PT) pelo cuidado, carinho e pela busca incansável da construção social.


COMPARTILHAR