A situação provocada pelas chuvas no Norte de Minas é mais preocupante em Salinas. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, tenente Pedro Aihara, a cidade foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas na região. “A situação mais preocupante permanece na região de Salinas, onde nós tivemos cerca de 1000 pessoas que ficaram desalojadas e que já foram realocadas para abrigos e estruturas municipais”, disse o tenente.
Ainda segundo ele, que acompanha as operações na região, nesta quinta-feira não choveu, o que melhorou o nível dos rios. “No final do ano, como não houve chuva nas regiões de Porteirinha, Rio Pardo de Minas e Salinas, que foram as principais cidades afetadas, isso gerou uma melhora significativa do nível dos rios na região”, disse.
Aihara disse ainda que, em razão da trégua nas chuvas, a atuação do Corpo de Bombeiros agora tem sido na distribuição de donativos às pessoas atingidas e também na vistoria de locais que estão em situação de risco, bem como no corte de árvores e evacuação preventiva.
Além dos 1000 desabrigados em Salinas, outras cerca de 400 pessoas foram afetadas pelas chuvas em Rio Pardo de Minas e Porteirinha e também precisaram ser realocadas.
Ainda segundo o tenente Aihara, o Corpo de Bombeiros também monitora a região central de Minas, incluindo Belo Horizonte, em razão da previsão de aproximadamente 150 mm de chuva para os próximos dias.