O cantor e compositor baiano Teu Soares estreou na última semana o seu primeiro single, “Âmbar”. Trata-se de uma das oito canções que serão lançadas em breve em seu novo álbum, “A Fé e o Vão”, através do selo discurso polar, com produção musical de Diego Oliveira (Som Livre/Estudiotube).| Ouça “Âmbar”: https://bfan.link/ambar
Pensada inicialmente pelo compositor para ser um baião tradicional com andamento mais lento, o single foi ganhando uma nova expressão ao longo do tempo, segundo Teu Soares. “A base do violão ainda reproduz a célula rítmica do baião. É introduzida por uma melodia dedilhada no violão e depois se desenvolve com marcações rítmicas mais próximas da célula original”, afirmou.
O arranjo inicial de Teu, somado aos arranjos do produtor musical Diego Oliveira, fixaram que o processo de produção se tornasse um verdadeiro laboratório, que gerou uma música difícil de ser definida precisamente dentro de algum gênero ou estilo. “O arranjo dos outros instrumentos remete a instrumentação de frevo, com a inserção da caixa, que faz a marcação principal do ritmo, e o trompete, que entrou no lugar da sanfona. Uma parceria que rolou com Diego dentro do estúdio”, explicou o músico.
Sua letra, bastante metaforizada e com jogadas fonéticas, fala do fogo da paixão, representada pela cor do caramelo, que é a mesma cor da resina âmbar. Quando a paixão se transforma em amor, no refrão, o compositor brinca com os fonemas de “ver melhor” e “vermelho”, considerada a cor do amor, e também pluraliza as cores utilizando uma expressão criada por ele, “arcoirá”, relativa a arco-íris.
“Uma curiosidade é que o início da letra foi baseado em uma definição rápida do Google sobre caramelo. Lá diz que o caramelo é produzido a partir de açúcar, aquecendo-o lentamente até cerca de 170°C/340°F, em um processo chamado caramelização. À medida que o açúcar derrete e se aproxima desta temperatura, as moléculas se quebram em compostos que lhe dão a cor e sabor característicos”, detalhou Teu Soares.
Âmbar ganhou ainda um visualizer gravado na Casa Aberta, espaço terapêutico e cultural localizado em Vitória da Conquista, cidade natal do cantor e compositor.
Sobre Teu Soares
Teu Soares possui uma sonoridade singular, que une a riqueza dos ritmos nacionais ao violão brasileiro. Baiano, lançou sua carreira nas redes sociais durante a pandemia, no ano de 2020. Neste período, foi semifinalista do Festival Nacional da Canção com a música “Com verso” e do Festival de Música Unimed do Sudoeste – FAMUS, com a música “Pequeno grande coração”. Com a mesma canção, foi finalista do Festival de Forró Pé de Serra do Piripiri, em 2013, quando ainda era apenas compositor.
Em 2022, com a reabertura dos teatros e centros culturais, Teu Soares começou a se apresentar publicamente. Fez show no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima por duas vezes, um deles abrindo para o cantor paulista Rodrigo Alarcon. Também se apresentou na comemoração dos 20 anos da Galeria de Arte de Igatu/Andaraí e no Arraiá da Conquista, realizado no Centro Glauber Rocha de Educação e Cultura.
FICHA TÉCNICA
Produção: Diego Oliveira
Arranjos: Teu Soares e Diego Oliveira
Voz e Violão nylon: Teu Soares
Baixo: Diego Oliveira
Trompete: Daniel Novaes
Bateria: Diego Oliveira
Mix e master: Diego Oliveira
Estúdio: Drakkar