A eleição para a nova mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Vitória da Conquista ocorreu na última quarta-feira (12), definindo a escolha dos representantes que atuarão no próximo período.
Com chapa única, a votação confirmou Tarsis Gonçalves de Oliveira (Instituto Girassol) como presidente, Ricardo Alves de Oliveira (Secretaria de Desenvolvimento Social) como vice-presidente e João Batista da Costa e Silva (representante da população negra) como secretário.
A composição eleita marca um momento significativo para o Conselho, já que, pela primeira vez, um usuário do serviço assume a presidência.
“Momento histórico, pois primeira vez assume a presidência do conselho uma pessoa assumidamente LGBT e negra; um candomblecista na vice presidência e uma pessoa de terreiro na secretaria da mesa diretora”, celebrou Ricardo (à direita).
O grupo terá a responsabilidade de garantir a participação da sociedade no acompanhamento das ações do setor e no fortalecimento do controle social sobre a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de atuar na defesa dos interesses da população, o Conselho também desempenha um papel estratégico na construção de diretrizes para a saúde municipal. A nova mesa diretora assume o compromisso de fortalecer o diálogo entre comunidade e poder público, buscando soluções que atendam às demandas do município e assegurem um atendimento mais eficiente e acessível.