![]() |
Imagens: Suzy Almeida e Micael Aquillah/divulgação. |
Jamile Duarte (Especial para o Sudoeste Digital)* – A 14ª Mostra Cinema Conquista deu início, nesse domingo, 1º de setembro, às programações de longas e curtas-metragens no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista. O espaço lotou recebendo aproximadamente 410 pessoas, segundo a produção do evento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o tema “Um olhar para o novo cinema”, a abertura da Mostra contou inicialmente com saudações dos organizadores, além da exibição de abertura do curta-metragem “Não Falo Com Estranhos” de Klaus Hastenreiter e também com o longa-metragem “Inferninho” de Guto Parente e Pedro Diógenes.
O evento também teve a apresentação musical da cantora, compositora e cineasta Ava Rocha (imagem acima), filha do cineasta conquistense Glauber Rocha. A artista apresentou uma performance ao lado do músico conquistense Filipe Massumi que tocou violoncelo.
Na abertura, foi realizada uma homenagem ao cantor e compositor conquistense Edilson Dhio que faleceu há 6 dias e também, tiveram saudações feitas por Esmon Primo (coordenador geral da Mostra), Marcelo Lopes (idealizador e coordenador executivo), Luís Otávio (reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb), Maria Marighella (atriz, gestora cultura baiana e neta do guerrilheiro Carlos Marighella) e Adriano Gama (Secretário Municipal de Cultura).
Em sua fala, Marcelo Lopes afirmou que “o cinema brasileiro tem a capacidade de falar pra gente, de quem nós somos, que figura nós somos, o que a gente anseia […], diferente dos outros cinemas como os franceses, indianos […].” O idealizador da Mostra também relatou que é exatamente esse o papel do festival e pediu para o público convidar mais pessoas, pois é preciso mostrar a todos que o cinema é importante.
Já Maria Marighella, neta do guerrilheiro Carlos Marighella, repudiou as manifestações sobre Cultura feitas pelo atual Presidente da República, discursou sobre a ampliação dos debates e afirmou: “estar junto pensando alternativas é o primeiro passo”.
Conhecida como uma tradição na cidade ao promover a democratização do acesso ao cinema nacional, a Mostra segue todos os próximos dias até sexta-feira, 6 de setembro, com sessões disponíveis às 15h, 17h40 e 20h.
Durante o evento, serão exibidos mais de 50 filmes, entre longas e curtas-metragens, além da realização de mesas temáticas, oficinas, homenagens e discussões acerca da sétima arte.
Além da exibição de filmes no Centro de Cultura, o evento também terá a versão Cine-Tenda na quadra esportiva do bairro Urbis VI dos dias 03 a 06 de setembro e, também, a versão da Mostra Itinerante, exibindo outros filmes nos distritos Bate-Pé, Inhobim, Pradoso e São Sebastião dos dias 02 a 06 de setembro.
Confira a programação completa no site: http://mostracinemaconquista.com/creditos-2/