Os 880 metros da Rua Siqueira Campos entre a Praça Crésio Dantas Alves (Praça da Normal) e a esquina da Rua Coronel Gugé passarão a contar, de forma experimental, com uma faixa exclusiva para ônibus. Para tanto, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai remover 62 vagas de estacionamento existentes no percurso. A medida mobilizou a comunidade, com argumentos contra e a favor, mas até sem qualquer embasamento técnico.
Na manhã deste domingo, segundo dia do período de teste de funcionamento da faixa exclusiva – que se estenderá até o dia 10 de abril – um leitor do site Sudoeste Digital apresentou argumentos a favor e se fundamentou em argumentos técnicos reais. LEIA ABAIXO.
A faixa exclusiva na Siqueira Campos é a primeira, dentro do projeto Conquista 15 minutos, que prevê viagens bairro-centro neste tempo. Em fazer experimental, o projeto inclui, além de faixas exclusivas para o transporte coletivo urbano em diversas vias da cidade, a utilização de um ônibus articulado com capacidade para 180 passageiros.
Façamos uma reflexão da seguinte forma :
A – se a via é pública, ao público ela pertence.
Quem teria prioridade de usar a via pública?
O automóvel ou o transporte público?
B – você sabia que naqueles 800 metros passam 40 ônibus?
C – você sabia que naqueles 880 metros passam 365 viagens de ônibus ao dia?
D – você sabia que estas 365 viagens ao dia de ônibus atendem 14 mil pessoas naqueles 880 metros?
E – você sabia que, se pegarmos os 880 metros de faixa morta, para repousar automóveis e multiplicar por 365 viagens teremos 320 mil km – equivalente para ir e voltar a Jequié?
F – você sabia que existem apenas 61 vagas da zona azul para automóveis ali na Siqueira Campos?
Aplicando o princípio da coletividade que prevalece acima do individual, quem teria prioridade daquela faixa da lista?
61 automóveis ou 40 ônibus?
61 automóveis ou atender 14 mil passageiros nos ônibus?
880 metros comprometidos com 61 vagas para automóveis
Quem anda de automóvel pode sair meia hora antes ou depois dos compromissos.
Quem anda de automóvel pode escolher rotas alternativas.
Quem teria prioridade ? O transporte público ou individual?