MOBILIDADE | Após Audiência Pública proposta pelo Deputado Jorge Solla, Ministério do Transporte cria grupo de trabalho para discussão e solução do contrato com a Via Bahia

O diário oficial da união publicou hoje (04/05), uma portaria que institui o Grupo de Trabalho para proposição de solução consensual para o contrato de concessão das Rodovias BR 116/324/BA e BA 526/528, da VIA BAHIA, no âmbito do Ministério dos Transportes.
A portaria foi lançada poucos dias após audiência pública realizada em Brasília, requerida pelo do Deputado Federal Jorge Solla e que contou com a presença do Vereador Conquistense Valdemir Dias, do prefeito de Belo Campo José Henrique Rodrigues, José Maria Caires do Movimento Duplica Sudoeste e de representantes da ANTT, Via Bahia e Secretaria de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista.
A decisão dá início a discussão para a resolução de diversos impedimentos pontuados durante a audiência que ocorreu, como atualização no contrato da Via Bahia, análise de possíveis novas obras não inclusas no projeto e a garantia de cumprimento do acordo entre as partes envolvidas.
O Vereador Valdemir Dias, integrante da comissão que discute as obras da Via Bahia, defende que essa é uma conquista coletiva: “essa portaria é fruto de uma luta que começa com a comissão da câmara de vereadores. A gente não pode desprezar o trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos com o Ministério Público Federal, polícia rodoviária federal, ANTT, Via Bahia, e representantes dos bairros que margeiam o anel viário. Precisamos reconhecer o trabalho feito através dos vereadores, na comissão de acompanhamento das obras da via Bahia”.
Valdemir também destacou a importância da audiência pública realizada em Brasília no final do mês de abril, e no qual compôs a mesa de discussão para que o pontapé inicial fosse tomado: “foi uma importante audiência em Brasília promovida pelo Deputado Jorge Solla, cobramos uma posição para desamarrar esse nó que que há entre a ANNT e a Via Bahia. Como resultado, logo de imediato surgiu essa importante portaria para que possamos chegar a um consenso”.


COMPARTILHAR