MÍDIA | Após invasão hacker, Conquista Repórter está de volta

O site Conquista Repórter voltou ao ar. A notícia foi compartilhada na manhã desta terça-feira (03/10) pela diretora executiva do veículo, Victória Lôbo, por meio da página oficial no Instagram (@conquistareporter). Equipe do veículo independente recorreu a colegas da imprensa e à sociedade baiana, em uma campanha de arrecadação on-line, para retomar o controle da plataforma depois de sofrer um ataque hacker no dia 23 de setembro, conforme noticiado pela ABI (leia aqui).

Conquista Repórter, inaugurado há pouco mais de dois anos, vem investindo em conteúdos que têm feito a diferença no jornalismo de Vitória da Conquista (BA), com coberturas responsáveis e de qualidade. Victória atua ao lado dos jornalistas Afonso Ribas, diretor Operacional, e Karina Costa, diretora de Conteúdo, também formados pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

A equipe constatou, com perplexidade, a invasão. A primeira coisa que os cofundadores fizeram foi contatar o desenvolvedor do portal. As verificações constataram que todas as nossas pastas e arquivos tinham sido apagados do servidor. Uma empresa especializada em segurança de dados foi acionada. O backup foi restaurado, mas o estrago foi grande: diversos arquivos foram infectados e programas maliciosos, instalados.

Foi necessário fazer uma mobilização on-line para arrecadar o valor, que permitiu a limpeza dos arquivos infectados, as atualizações de plugins e aplicações de pacotes de segurança. A campanha foi abraçada por veículos independentes e leitores do CR.

“Graças a você, estamos de volta ao ar. E mais fortalecidos do que nunca! O jornalismo independente é uma construção coletiva. E é justamente por isso que resistimos a mais esse momento tão difícil. Começamos a semana transbordando gratidão”, celebrou a jornalista Victória Lôbo. A diretora agradeceu aos apoiadores da campanha de recuperação do site – tanto quem ajudou com doações como também quem contribuiu reverberando o pedido de socorro.

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo veículo no Instagram @conquistarepórter

Graças a você, ESTAMOS DE VOLTA AO AR!!! E mais fortalecidos do que nunca!! O jornalismo independente é uma construção COLETIVA. E é justamente por isso que resistimos a mais esse momento tão difícil. Começamos a semana transbordando gratidão.

Muito obrigada a cada um e cada uma que apoiou a campanha de recuperação do site, seja através de doações, seja divulgando nossos inúmeros posts com pedidos de ajuda.

Agradecemos infinitamente o seu apoio e contamos com ele para seguir pautando e denunciando violações de direitos humanos, dando protagonismo a vozes marginalizadas pela sociedade e mostrando também o que nossa cidade tem de riqueza cultural e humana.

Contamos não só com a generosidade de nossos leitores, leitoras, amigos e amigas, mas também de outras organizações que contribuem, dia a dia, para manter e fortalecer o ecossistema jornalístico independente em nosso país.

Nossa imensa gratidão ao ICFJ; Alma Preta; Instituto Fala; Nós, Mulheres da Periferia, Marco Zero Conteúdo e UneAfro. Agradecemos, especialmente, à nossa mentora, Elaine Silva, que fez a ponte com essas organizações e nos guiou nesse momento tão desafiador.

Obrigado também às entidades e veículos que nos apoiaram divulgando a campanha, como a ABI Bahia, Site Avoador, Jornalismo Importa, Terra, Sudoeste Digital e aos demais que por um acaso não tenhamos visto.

Nossa luta continua. E o jornalismo do Conquista Repórter está ainda mais vivo e pulsante! | Fonte: ABI


COMPARTILHAR