MEMÓRIA | Há exatamente um ano Conquista registrava primeira morte pela Covid-19; atualmente são 385 óbitos


SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – 13 de abril de 2020. A data ficou marcada pelo registro da primeira morte pela Covid-19 em Conquista. A vítima, Juscelino Gomes Morais, residia no Alto Maron e havia retornado recentemente de São Paulo quando foi diagnosticado com a doença. Atualmente o município tem registrados 385 óbitos.

Até essa segunda-feira (12), o boletim epidemiológico contabiliza 24.381 pessoas que já se infectaram com a Covid-19 em Conquista. Desse total, 23.602 já estão recuperadas e 394 pacientes sintomáticos seguem em recuperação – 75 estão internados em Vitória da Conquista e 319 em tratamento domiciliar.

Outros 2.043 casos notificados por suspeita de infecção pela Covid aguardam classificação final por investigação clínico-epidemiológico e/ou laboratorial. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o falecimento de um paciente em decorrência de complicações da Covid, somando 385 óbitos de moradores do município.
385º óbito – Homem de 37 anos, morador do bairro Jurema, sem comorbidades relatadas. Foi internado no dia 18 de fevereiro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e transferido no dia 20 de fevereiro para o Hospital Espanhol, em Salvador, onde veio a falecer em 23 de fevereiro. O óbito foi comunicado à Secretaria Municipal de Saúde somente nesta segunda-feira, 12 de abril.
Ocupação de Leitos – Neste momento, 120 pacientes estão internados em parte dos 148 leitos disponíveis (78 enfermarias e 70 leitos de UTI) na rede SUS para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de infecção pelo novo Coronavírus. Além de moradores de Vitória da Conquista, também estão internados residentes de outros municípios.

COMPARTILHAR