A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aplicou um duro golpe no comércio clandestino ao efetuar a apreensão de 450 sacas de carvão vegetal, fruto de desmate ilegal na Chapada Diamantina. A apreensão, em flagrante delito, ocorreu em Itaberaba, na sexta-feira, quando os policiais rodoviários federais interceptaram um caminhã, por volta de 21h30, no KM 235 da BR 242.
Durante abordagem ao veículo, com placas de Itatim, Bahia, os policiais realizaram os procedimentos de fiscalização no veículo e na carga de aproximadamente 36m³ de carvão vegetal de origem nativa.
Indagado pelos policiais, o condutor informou que não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), certificado exigido pela legislação ambiental.
Indagado pelos policiais, o condutor informou que não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), certificado exigido pela legislação ambiental.
Ainda segundo o motorista, o caminhão foi carregado com o carvão na cidade de Andaraí, também na Chapada Diamantina, e seria descarregado em Salvador. Na capital a mercadoria seria empacotada para venda.
Além do crime ambiental, foi constatado também o crime de uso de documento falso, uma vez que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) apresentado era falsificado. Em consulta ao banco de dados, verificou-se que o caminhão não poderia circular em decorrência de uma decisão judicial da esfera trabalhista.
O veículo e o carvão foram apreendidos e estão à disposição do Ministério Público para providências. O motorista foi conduzido à delegacia por uso de documento falso e teve que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo transporte do carvão.
Com informações e foto da Ascom/PRF