MEIO AMBIENTE | Força-tarefa retirou 120 toneladas de resíduos do Parque da Lagoa das Bateias

Desde que a prefeita Sheila Lemos autorizou o início da revitalização de 503 mil m² de área verde do Parque Ambiental da Lagoa das Bateias, no dia 3, servidores da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) já retiraram pelo menos 12 caçambas de resíduos do local – o que significa um total de aproximadamente 120 toneladas de entulho.

“As equipes continuam concentradas lá, a todo vapor, fazendo o trabalho de roçagem na parte seca para que as máquinas possam entrar na parte molhada”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Kairan Rocha. Além da roçagem e da retirada de material, cerca de 100 trabalhadores da Sesep realizam capina, varrição e limpeza geral.

O serviço consiste na primeira etapa da revitalização e envolve também as secretarias municipais de Infraestrutura Urbana (Seinfra), com estudos, topografia e a equipe do Deserg; de Meio Ambiente (Semma), responsável pelo levantamento da fauna e da flora, do resgate de animais e do transporte destes para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas); e da Guarda Municipal.

A intervenção deve se estender pelos próximos meses, devido à extensão do local e à complexidade do trabalho, que inclui ainda a limpeza do espelho d’água, com a retirada das taboas que se acumularam ali ao longo dos anos, e melhoramentos na ciclovia, no calçadão de caminhadas, nos espaços esportivos e nos quiosques, além da instalação de novos equipamentos de lazer.

Benefício

Para o aposentado José de Souza Bittencourt, 74 anos, a notícia de que a Prefeitura investe na revitalização do local onde ele faz duas horas de caminhadas todos os dias, foi motivo de comemoração. “Se fizerem, mesmo, vai ser muito bom, porque é um benefício aqui para a Lagoa das Bateias”, afirmou ele, que mora no bairro Brasil, na esquina das avenidas Macaúbas e Alagoas. Ele diz esperar também que a população colabore, mantendo o espaço limpo.


COMPARTILHAR