MEIO AMBIENTE | Fêmea de Urubu-Rei transportada de Brasília desembarca em Itapetinga para ajudar na reprodução da espécie

Aurora foi solicitada pelo Parque da Matinha para ajudar na preservação da espécie Foto: Divulgação / LATAM

Uma fêmea de Urubu-Rei foi transportada de Brasília (DF) para Salvador, nesta segunda-feira (20), em um trabalho que tem objetivo de ajudar na reprodução e preservação da espécie. Aurora, como foi apelidada pelos cuidadores, estava há 22 anos sob os cuidados da Fundação Jardim Zoológico de Brasília e foi enviada ao Parque da Matinha, em Itapetinga, no sudoeste da Bahia.

No parque, a ave irá formar casal com um macho da mesma espécie que já vive no local. Ela passará por quarentena de adaptação até ser incorporada ao novo lar.

Aurora foi embarcada em um voo que partiu de Brasília às 9h e pousou no aeroporto de Salvador às 10h30. Na sequência, a ave foi transportada por via terrestre ao Parque da Matinha.

O Urubu-Rei é uma ave habitante típica de zonas tropicais e semitropicais desde o México até a Argentina, incluindo o Brasil. Por ser uma espécie que não se reproduz com facilidade, o Parque da Matinha solicitou à Fundação Zoológico de Brasília o envio do animal para parear com o macho.

A ave foi transportada pelo Avião Solidário, iniciativa da empresa área LATAM, que já transportou mais de 4,6 mil animais silvestres somente no Brasil. O projeto realiza transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais.

Segundo a LATAM, os animais são transportados com a garantia de que as caixas sejam acomodadas em locais com circulação de ar, redução dos tempos de exposição ao terem prioridade no embarque e desembarque, e seguindo todas as recomendações da instituição responsável pela solicitação.


COMPARTILHAR