O Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) está dedicando a atenção do mês de março à prevenção do Câncer Colorretal, também conhecido como Câncer de Intestino.
Com o objetivo de conscientizar a população em geral sobre da importância da realização do exame de Colonoscopia para prevenção do Câncer do Colorretal, o CHD está se colocando à disposição da imprensa para falar sobre o assunto e desmistificar os assuntos em torno da colonoscopia e outras formas de prevenção.
Tendo em vista que o Câncer de Colorretal é o segundo mais frequente entre as mulheres e o terceiro mais diagnosticado entre os homens brasileiros, é importante que haja uma atenção maior voltada para conscientização e prevenção, uma vez que o câncer de intestino pode ser detectado precocemente por meio de exames de colonoscopia.
Geralmente a doença é precedida de um pólipo que demora a se desenvolver. Pela colonoscopia é possível identificá-lo antes que se torne maligno.
A colonoscopia deve ser realizada em todas as pessoas, a partir dos 50 anos e em caso de histórico da doença na família, a orientação é que seja feita 10 anos antes da idade do familiar quando diagnosticado com câncer. Vale salientar que, além da colonoscopia, existe outras formas de prevenção, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, um exame menos complexo que pode ser uma forma de precaução.
O Câncer Colorretal que o segundo mais frequente, e apesar disso, ele pode ser curado facilmente quando diagnosticado precocemente e feito o tratamento adequado. Esse tipo de câncer está ligado a diversos fatores, como sedentarismo, obesidade e tabagismo. Quando se tem no histórico familiar alguém que já teve câncer de intestino, é indicado procurar um médico e realizar consulta e tratamento preventivo.
Esse tipo de conscientização é importante para que a informação chegue à população da região, podendo também, se perpetuar ao longo do tempo, havendo assim, reflexão de forma positiva nos indicadores de Saúde, em especial nos índices de diagnósticos precoces do Câncer Colorretal.