MANDATO EM AÇÃO | Viviane afirma que investimentos em saúde no município caíram na gestão Herzem

Imagem Viviane afirma que investimentos em saúde no município caíram na gestão Herzem

Durante a sessão ordinária transmitida virtualmente nesta sexta-feira, 28, a líder da Bancada de Oposição, Viviane Sampaio (PT), iniciou sua fala lamentando o falecimento da ex-funcionária do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Telma Ribeiro, 99ª vítima da Covid-19 no município.

Viviane comentou a fala do líder da Situação, Jorge Bezerra (Republicanos), e disse que para se falar de avanços e retrocessos da saúde, é necessário se falar de números e indicadores.

A vereadora lembrou que foi secretária da pasta na gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT) e disse que é uma leviandade afirmar que a saúde está melhor agora do que na gestão anterior. 

A parlamentar relatou que o governo de Guilherme Menezes herdou do ex-prefeito José Pedral Sampaio uma unidade de saúde no bairro Ibirapuera sem acesso nenhum e que atendia também ao bairro N. S. Aparecida. Na ocasião, cada um desses bairros recebeu sua própria equipe de saúde da família e mesmo com as dificuldades de se conseguir um imóvel adequado, a prefeitura encontrou um para receber a unidade.

Viviane ressaltou que o prefeito Herzem Gusmão (MDB) prometeu a compra de um imóvel para a USF do Ibirapuera, o que não aconteceu, e disse que o PT tem um legado de 20 anos na saúde e nas políticas públicas para o município.

A vereadora também afirmou que apesar de uma grande quantidade de escadas no prédio antigo da Secretaria de Saúde, frequentemente ela desceu para atender as pessoas e andou no meio da comunidade de Vitória da Conquista, de modo que ninguém deixou de ser atendido durante sua gestão à frente da pasta. Frisou que o governo municipal entrou em um indicador negativo, reduzindo de 28% para 23% o investimento da receita líquida na saúde do município.

Por fim, Viviane disse que a prefeitura está cada vez mais longe do cidadão e criticou o prefeito Herzem, afirmando que ele vai acompanhar a demolição do muro do Clube Social, mas desconhece as demandas da comunidade.

*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.


COMPARTILHAR