MANDATO EM AÇÃO | Vereadora Nildma Ribeiro questiona secretários municipais sobre ações de combate à Covid-19

Em reunião nesta terça-feira, 21, convocada pela Câmara Municipal, membros da Prefeitura Municipal responderam a questionamentos e apresentaram dados sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 a vereadores.

A reunião foi provocada diante no número de óbitos apresentados pelo boletim epidemiológico do último domingo (19), quando se registrou seis mortes pelo coronavírus.

Participaram da reunião o presidente da Casa, Luciano Gomes (PCdoB), a presidente da Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus criada pela Câmara, Nildma Ribeiro (PCdoB), os vereadores Cícero Custódio (PT), Professor Cori (PT), Danillo Kiribamba (PCdoB) e Fernando Jacaré (PT), e os secretários municipais de Administração, Kairan Rocha, e de Saúde, Ramona Cerqueira.

A presidente da Comissão, vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) questionou a secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, sobre denúncias que chegam ao seu gabinete, de pessoas que tentam acessar o call center, sem respostas.

Segundo os usuários, ninguém atende, nem responde. “É um questionamento geral, então queremos saber o que está acontecendo e se há um número de whatsapp para responder a essas pessoas”.

Nildma também ao secretário de Administração, Kairan Rocha, cobrou a instalação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade para fazer enfrentamento à Covid-19 e melhorias no atendimento aos clientes das agências locais do banco Itaú. “Que vocês solicitem ao banco melhoria no atendimento, já que as filas são gigantescas e aglomeração é enorme, com muita gente sem máscara naqueles espaços”.

A parlamentar também abordou a questão das pessoas em situação de rua, citando a existência de três espaços direcionados à essa população, mas que há reclamações de servidores que atuam nesses locais. “Segundo denúncias, não há um profissional específico da saúde e o mesmo servidor que prepara as refeições também fornece medicamentos a essas pessoas”.

Secretários respondem a questionamentos da Câmara – A secretária Ramona Cerqueira afirmou que Vitória da Conquista tem um cenário tranquilo, diferente de outros municípios. De acordo com ela, o aumento que vem sendo registrado é gradual.

Ramona afirmou que o Call Center de atendimento da prefeitura tem sido congestionado por pessoas que mentem para conseguir fazer o teste. Ela falou de dificuldades encontradas pela equipe da Secretaria de Saúde, mas salientou que o Centro de Atenção à Covid-19 implantado pela Prefeitura está vazio.

Já o secretário Kairan Rocha afirmou que as academias, reabertas recentemente, estão seguindo à risca o protocolo. Ele ressaltou que existem barreiras na BA’s de acesso à cidade a partir da utilização de estrutura do posto da Polícia Rodoviária Estadual.

Kairan esclareceu que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) é a única que pode se responsabilizar pela BR-116. Ele também esclareceu que o Banco Itaú foi notificado pela prefeitura. O secretário também revelou que o Executivo municipal tentou diálogo para melhorar a relação com o Governo do Estado.

Os secretários esclareceram que o Centro Glauber Rocha servirá de ponto fixo para a realização de testes rápidos para a população da Zona Oeste, o Posto Régis Pacheco atenderá a Zona Leste, e um local na Urbis VI deverá ser destinado para o mesmo fim. Além disso, foi anunciada a ampliação do Call Center, que passar de sete para 12 linhas telefônicas.

Ramona e Kairan ressaltaram que os R$ 7 milhões enviados pelo Governo Federal foram utilizados na compra de equipamentos e na contratação da Santa Casa de Misericórdia. | Por Ascom/Mandato, com informações da Ascom/CMVC.


COMPARTILHAR