MANDATO EM AÇÃO | Valdemir Dias denuncia inoperância da gestão municipal de saúde

Na sessão desta quarta-feira, 16, da Câmara Municipal, o vereador Valdemir Dias (PT), Líder da bancada de Oposição, atribuiu a sobrecarga na UPA à “inoperância da Secretaria [Municipal] de Saúde”. Dias afirmou que a estrutura que vem acolhendo a população é do Governo Estadual, UPA, Hospital de Base e Policlínica Regional de Saúde.

O vereador frisou que a gestão de saúde é uma pactuação entre municípios, estados e União, mas a Prefeitura não está cumprindo com a sua parte. Ele aponta que os postos de saúde estão deficitários, assim como a estrutura para exames e a falta de medicamentos. O edil afirmou que a população sofre com a demora para exames e procedimentos e acaba buscando a rede estadual, sobrecarregando estruturas como a UPA. Ele lembrou que o SUS é um direito da população e toda pessoa deve ser atendida sem qualquer discriminação.

Em sua fala, Dias ainda falou de outros problemas como a falta de reparos na iluminação pública, situação precária das estradas da Zona Rural e transporte coletivo. Para ele, são situações graves, sobretudo diante do pedido da prefeita para remanejamento de R$ 27 milhões no orçamento público. O valor deverá ser utilizado para o pagamento de folha de pessoal. Valdemir ressaltou que a prefeita já remanejou 25% do orçamento, cota que pode ser remanejada sem autorização da Câmara.

 


COMPARTILHAR