Durante pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada por meio do Sistema de Deliberação Remota (SDR), na manhã desta quarta-feira, 16, o vereador Valdemir Dias (PT) defendeu a inclusão de bancários e atendentes de casas lotéricas como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. “São profissionais que não pararam na pandemia”, disse Dias.
Ele lembrou que em bancos e lotéricas as grandes filas e aglomerações são constantes. “Ontem estive no Bradesco e na Caixa Econômica Federal e pude observar de perto as grandes filas”, contou. “São ambientes fechados que propiciam a circulação do vírus”, avaliou Valdemir.
O parlamentar defendeu ainda a inclusão de profissionais de assistência social e funcionários de supermercados como trabalhadores que não pararam em nenhum momento durante a pandemia, ficando expostos.
Segundo Dias, a luta é para que haja vacina para todos, mas lamentou que o Governo Federal tenha atuado para evitar que o maior número possível de brasileiros fossem vacinados o mais rápido possível. “Nós lutamos para que a vacina seja para todos. Infelizmente, pela atitude de um governo que vem negando o vírus, nós não temos um avanço substancial da vacinação”, disse Valdemir, em tom crítico ao Governo Bolsonaro.
Afrouxamento de regras – Valdemir criticou o afrouxamento das restrições para realização de eventos, com a liberação de reuniões sociais com até 50 pessoas. “Para a nossa surpresa, já que estamos com os leitos de UTI com 97% de ocupação, com casos ativos crescentes, foram liberados eventos com até 50 pessoas. Atitude infeliz da prefeitura, não havia nenhuma necessidade”, avaliou, e completou. “As pessoas podem até ter se cansado do vírus, mas o vírus não se cansou da gente. Nós temos que preservar a vida”, finalizou Valdemir.