MANDATO EM AÇÃO | Professor Cori apresenta Projeto de Lei que beneficia gestantes com deficiência visual

Imagem  Professor Cori apresenta Projeto de Lei que beneficia gestantes com deficiência visual

Na sessão ordinária virtual realizada na manhã desta sexta-feira, 28, o vereador Coriolano Moraes (PT) destacou o Projeto de Lei 63/2020, de sua autoria, que dispõe sobre o direito da gestante cega ao atendimento pré-natal humanizado, por meio do acesso às imagens de ultrassom do feto em 3 D (três dimensões).

Segundo o vereador, o Projeto de Lei permite que a futura mamãe possa tocar um molde do bebê. “O momento que uma mulher descobre que está grávida é uma emoção que marca para o resto da vida. Com o advento e sofisticação da ultrassom, a mulher pode ‘conhecer’ o seu bebê nas diversas etapas da gravidez, seja na tela do computador, seja na perpetuação das imagens por meios tecnológicos ou impressos”, disse.

O Professor Cori lembrou, ainda, que a evolução do feto no ventre materno pode ser acompanhada de perto pela mãe e pelo pai. “Esse direito, contudo, nunca chegou à mulher cega, que dependia do médico ou do técnico para descrever em palavras como eram as feições do bebê, tamanho, sexo, etc”, explicou.

O vereador destacou o avanço da tecnologia que torna esse momento tão especial na vida da mulher, agora acessível também às mulheres cegas”. Lembrou que o Instituto Nacional de Tecnologia do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, desenvolveu programa em computador que, por meio de cálculos matemáticos, gera a imagem do bebé até chegar a um modelo virtual em 3 D, impresso com as dimensões reais do feto”.

Reforçou que essa tecnologia permite que a gestante cega possa usufruir de uma emoção singular com as imagens de ultrassom do feto em 3 D. “É dever do poder público maximizar esforços para garantir o direito integral da saúde da mulher gestante, particularmente àquela que possui deficiência visual”, concluiu.

*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.


COMPARTILHAR