MANDATO EM AÇÃO | Nildma relata situações de vulnerabilidade em abrigos provisórios para pessoas em situação de rua

Imagem Nildma relata situações de vulnerabilidade em abrigos provisórios para pessoas em situação de rua

A vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) usou a tribuna da Câmara Municipal na manhã desta quarta-feira, 26, durante a sessão ordinária realizada através do Sistema de Deliberação Remota (SDR), para falar sobre a situação dos abrigos de acolhimento para pessoas que moram nas ruas, nesse período de pandemia.

“No início da pandemia, a prefeitura atendeu às especificações do Ministério da Saúde e dispôs abrigos provisórios para pessoas em situação de rua, com isso, muitos servidores foram realocados para esses locais”, contou.

Segundo ela, o encaminhamento para esses abrigos é realizado pela equipe de abordagem social, Centro Pop Adulto ou Consultório na Rua.

“Quando essa abordagem é feita e os entrevistados demonstram interesse pelo abrigo, é realizada uma triagem, com perguntas sobre o estado de saúde dos interessados e se eles manifestam alguns sintomas da Covid-19. É feita apenas essa entrevista e nada mais”, lamentou, dizendo que ate hoje “apenas uma testagem de coronavírus foi realizada nos abrigos”.

A vereadora relatou ainda que não é só esse o risco existente nos abrigos: “os abrigados pulam o muro e depois voltam, vão em busca de bebidas e drogas ilícitas para o consumo dentro do abrigo”.

Ela disse que com uso dessas drogas, os acolhidos ficam agressivos e ameaçam os funcionários, e lembrou que “dessa forma, abrigados e funcionários ficam vulneráveis aos riscos, uma vez que as ameaças são de morte, tornando o trabalho e o convívio ainda mais tenso”.

Nildma finalizou afirmando que esses abrigos não possuem segurança adequada, pois contam apenas com a presença de um segurança patrimonial.

*Fotografia de arquivo. As sessões estão acontecendo remotamente.


COMPARTILHAR