Imagem: Lay Amorim/Achei Sudoeste |
A Justiça determinou a transferência de sete presos, dos 40 que estavam encarcerados na cadeia pública de Brumado, para o Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. A cadeia de Brumado tem capacidade para 16 pessoas, mas estava custodiando 40 detentos até a última sexta-feira (11).
Um dos motivos aleados para transferência seria justamente a superlotação da cadeia local. A falta de infraestrutura torna frágil a custódia do local, que tem sido palco de diversas fugas, tentativas de fugas, motins e rebeliões nos últimos dias.
“A incoerência fica ainda maior quando se tem um presídio pronto em casa há mais de um ano, com capacidade para mais de 500 pessoas”, reporta o Achei Sudoeste.
Segundo apurado, o presídio não pode entrar em funcionamento por conta de questões que envolvem o governo e a Justiça do Trabalho da Bahia, que em ação impede o Estado de terceirizar a manutenção das novas unidades prisionais.
Enquanto isso, a superlotação na cadeia põe em risco não apenas os custodiados, como também os servidores do setor administrativo, delegados e investigadores. O QUE DIZEM OS CITADOS – nenhum órgão, seja do governo ou da Justiça do Trabalho, se manifestou à nossa reportagem.