Paulo Ferraz Alves (Especial para o Sudoeste Digital) – Uma briga de vizinhos terminou em tragédia na tarde desta segunda-feira, 23, em Maiquinique, sudoeste da Bahia. Segundo testemunhas, após ser provocado por um homem identificado como Idelvan, o deficiente mental João Sousa Lima, 54 anos, se armou com uma barra de ferro e tentou agredir o desafeto.
A Policia Militar foi acionada e, ainda de acordo com moradores, João Lima, mais conhecido como “Bute mané”, se descontrolou e reagiu a abordagem, partindo em direção aos policiais e transeuntes. Nesse momento os policiais revidaram, atirando em direção ao homem, que morreu na hora.
Algumas pessoas postaram em redes sociais que a versão é diferente da apresentada. “Não houve reação de Bute. Ele foi assassinado pela polícia”, contou um internauta. Em outra postagem, um morador conta que a vítima era muito querida na cidade. “Por ser deficiente mental, a polícia militar deveria ter outra postura, e não atirar para matar.”
Diante do clamor popular, uma multidão investiu contra a polícia e outras pessoas invadiram a casa de Idelvan, ateando fogo no imóvel, destruindo mobiliário e pertences pessoais.
ATUALIZAÇÃO
PM afasta policiais envolvidos na morte de deficiente mental
Policiais que atenderam a ocorrência apresentaram uma versão ao Blog Políticos Sul da Bahia. Segundo a informação, “ a PM foi chamada a intervir em uma situação de roubo e quando chegou no local onde o suposto autor se encontrava foi recebida por ele de forma agressiva, o qual, estando armado com um pedaço de ferro, teria investido contra um soldado que, na defesa de sua integridade física, efetuou disparos contra a vítima, provocando a sua morte no local”.