LUTO | Valdir Barbosa deixou mensagem à sua amada pouco antes de morrer; leia

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – A partida repentina de Valdir Gomes Barbosa, 69 anos, ex-delegado de polícia civil, ainda repercute e causa comoção nas redes sociais. Ele foi encontrado morto, nesse sábado,  em seu apartamento. LEIA AO FINAL DA MATÉRIA O QUE SE SABE SOBRE A MORTE.

Um dos fatos que chamam à atenção foi um poema à sua amada, momento antes da sua morte. Em sua rede social, um dos amigos fez menção e escreveu:

Muito Triste. Não consigo acreditar ainda o acontecido. Uma pessoa que faz um poema para sua amada no dia dos namorados, na minha concepção, jamais faria um ato desse. Com pesar soube que o amigo Delegado Valdir Barbosa, VALDIR GOMES BARBOSA, meu dileto colega e companheiro de jornadas, nos deixa neste dia, com atitude cuja razão, por certo, nunca saberemos. Que descanse em paz irmão. Que Deus conforte os familiares…”

Eis o poema publicado por ele:

DIA DOS NAMORADOS

Hoje, somente essas flores lhe ofereço, 

Mas, muito mais queria te presentear,

Eu viraria este mundo pelo avesso,

A garimpar pedra perfeita pra te dar,

Uma pepita de ouro puro serviria,

Uma esmeralda de mais verde sensação,

Rubi vermelho, o mais rubro 

buscaria,

O diamante preferido do Sultão,

A estrela guia que ornamenta o firmamento, 

Raio da lua quando ela se põe cheia,

Brilho do sol, quando no seu maior momento, 

Espero que as pétalas do perfume destas rosas,

Possam portar essa vontade que me anseia,

E enamorado sigo em meus versos e prosas.

12 de junho de 2021

Valdir Barbosa

Arte Iluminada 

Ed Ribeiro

O que se sabe sobre o caso 

O ex-delegado Valdir Gomes Barbosa, 69 anos, foi encontrado morto em um edifício no Campo Grande, em Salvador, na noite desse sábado (12). 

Ele foi localizado dentro do seu carro, por volta das 20h, com um tiro. 

A principal suspeita é que Barbosa tirou a própria vida. Guarnições do 18º Batalhão da Polícia Militar e também da Polícia Civil isolaram a área da ocorrência.

Em 2018, o ex-delegado chegou a disputar a eleição para deputado estadual pelo partido PPS (atual Cidadania) e obteve 2.640 votos.

Prevenção ao suicídio

Caso você esteja pensando em tirar a própria vida entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 188, que funciona 24h. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Há ainda opções de atendimentos presenciais oferecidos pelas gestões municipais. Atualmente em Salvador, há dois centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III, especializados no tratamento e reinserção social de pessoas com transtornos graves e persistentes.

Trajetória de Valdir Barbosa 

Diplomado em 1975, exerceu a profissão de advogado por pouco tempo, pois o destino lhe reservou o papel de policial implacável na defesa da sociedade, como verdadeiro ‘caçador de bandidos’. 

Sua trajetória, como paladino da lei, começou em 1976, ao assumir a delegacia da cidade baiana de Itapetinga.

Pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia, Valdir Gomes Barbosa fez diversos cursos, no Brasil e no exterior. 

Ocupou relevantes cargos, dentre eles o de delegado chefe da Polícia Civil do Estado, mas não foi em funções burocráticas de gabinete que se notabilizaria e sim como delegado de operações especiais, na linha de frente.

Comandou dezenas de investigações de campo, capturou fugitivos da Justiça e solucionou casos importantes.

E nas perseguições sem tréguas aos criminosos, empreendeu ações que se estenderam por quase todos os estados brasileiros e também a outros países.

O delegado da elite da polícia baiana comandou diligências que ficaram famosas. As de maior destaque na imprensa foram as seguintes:

recuperação das joias roubadas no apartamento do senador Antônio Carlos Magalhães, por uma quadrilha comandada por Rui Clementino da Silva, refinado e inteligentíssimo ladrão carioca; captura, em Pedro Juan Caballero, no Paraguai, do empresário Otto Willy Jordan, fugitivo do sistema prisional da Bahia; captura, em Miami, nos Estados Unidos, do empresário Domingos Rosólia Neto, líder de um golpe milionário  contra o Banco do Brasil; libertação da estudante Fernanda Viana, sequestrada em Salvador por Leonardo Pareja, um jovem bandido goiano de fugas sensacionais, que manteve a adolescente como refém no Hotel Samburá, em Feira de Santana. Este foi o caso que teve a maior repercussão na mídia nacional.

Valdir Gomes Barbosa também era escritor. Escreveu um livro de memórias – Saques e Tiros na Noite – onde relata minuciosamente sua vida profissional e a participação nas principais missões especiais, inclusive nas acima mencionadas. As imagens dessa obra são da jornalista Edna Nolasco.


COMPARTILHAR