SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – A comunidade intelectual está em luto pela morte do professor Ubirajara Pereira de Brito, aos 88 anos. Bira Brito, como se tornou mais conhecido, morreu na madrugada desta quarta-feira (20), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista, deixando um legado acadêmico e político.
Natural de Tremedal, sudoeste baiano, ele constava a lista dos 10) cientistas mais importante do século XX e XXI. Sua trajetória política inclui livre trânsito em esferas do governo federal , tendo sido assessor do então governador de Minas Gerais, Tancredo Neves; ministro interino da Educação, em 1988 e, nessa mesma ocasião temporal, membro da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear.
Em sua trajetória de mais de cinco décadas de atividades, atuou como professor Universidade Federal da Bahia (UFBa) e em outras universidades pelo mundo, como professor astrofísico das áreas relacionadas às pesquisas e artefatos nucleares. Lecionou na Universidade da Sorbonne, na França; passou pela Rússia, nas universidades estadual de Moscou e na de São Petersburgo State University.
Quando ministro na gestão dos governos Sarney e Fernando Henrique Cardoso, viabilizou e conseguiu através do parlamento brasileiro recursos necessários para implantar o Instituto Federal Tecnológico da Bahia (IFBa) em Vitória da Conquista.