SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – Três meses após ser diagnosticado com a Covid-19 e internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar sequelas da doença, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, reeleito no pleito municipal deste ano, teve a morte anunciada nesta quinta-feira, 18, por sua família e pelo hospital. Ele estava internado em São Paulo para tratar de sequelas da Covid-19. Detalhes sobre traslado, velório e sepultamento ainda devem ser divulgados.
Nota de falecimento
É com mais profundo pesar que informamos o falecimento do Prefeito de Vitória da Conquista, Sr….
Herzem chegou a São Paulo no dia 26 de dezembro de 2020, transitando entre a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a Unidade Semi-Intensiva. Depois de transitar entre UTI e semi-intensiva, Gusmão retornou à unidade intensiva e nessa sexta-feira, 11, foi entubado, após agravamento do seu quadro clínico.
Sem entrar em detalhes técnicos, os boletins emitidos sempre informavam que ele apresentava um quadro clínico estável e sem previsão de alta, sob os cuidados das equipes dos médicos Prof. Dr. Roberto Kalil, Prof. Dr. Carlos Carvalho e Prof. Dr. David Uip.
Assim que souberam da intubação, prefeitos da região se solidarizaram com o paciente e familiares.
O governador Rui Costa (PT), deputados estaduais e federais, aliados ou não, a exemplo de Waldenor Pereira, Zé Raimundo (PT), Jean Fabrício (PC do B), assim como prefeitos e vereadores de diversas correntes políticas lamentaram a piora no estado de saúde e a perda do líder político regional, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB). Os diretórios do PSC e do PT também emitiram nota de pesar.
“O PSC – Partido Social Cristão de Vitória da Conquista manifesta o seu mais profundo pesar e lamento pelo falecimento do Sr. Herzem Gusmão, Prefeito de nossa cidade.
Neste momento de dor e perda irreparável, por meio do presidente municipal Ney Mota, se solidariza com os familiares e amigos“.
VIA CRUCIS – Foram exatos 81dias de internamento em São Paulo e 10 dias no Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Grupos de orações se revezaram em templos, igrejas, praças e em frente ao prédio administrativo da Prefeitura pedindo intercessão divina pelo restabelecimento do prefeito.
Enquanto isso, com o agravamento do quadro clínico do prefeito e sem boletins médicos atualizados pelo hospital, surgiram diversos boatos sobre a sua morte, seguidos de desmentidos pela imprensa, família e amigos.
LEGADO – Uma das principais obras de Herzem – ao lado da revitalização da Avenida Olívia Flores Avenida Perimetral, no Bairro Candeias e Boa Vista, respectivamente – foi o início da reforma do terminal de ônibus urbano da Avenida Lauro de Freitas. A obra está em andamento e deve receber o nome do prefeito falecido, em homenagem póstuma.
ORDEM DE SUCESSÃO – Com a morte do prefeito reeleito, a vice na chapa e prefeita interina, Sheila Lemos, assume o cargo principal em definitivo, outorgando o cargo de vice-prefeito ao presidente da Câmara Municipal, Luís Carlos Dudé (MDB), pelo período de dois anos.
Art. 66. Substituirá o Prefeito, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de
vaga, o Vice-Prefeito.
§1º. O Vice-Prefeito não poderá se recusar a substituir o Prefeito, sob pena de
extinção do mandato.
Art. 67. Em caso de impedimento do Prefeito e do Vice-Prefeito, ou vacância de
cargo, assumirá a Administração Municipal o Presidente da Câmara.
Art. 68. Vagando-se os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, far-se-á a eleição
noventa dias depois de aberta a última vaga.
Os últimos dois anos de legislatura pode ter nova composição de nova Mesa Diretora do Legislativo, mas Dudé ainda pode ser reconduzido à presidência nesse período.
Em 2016 Herzem Gusmão foi eleito prefeito de Vitória da Conquista pela coligação ‘Uma conquista melhor’. Ele obteve 78.455 votos, o equivalente a 47,82% dos votos válidos. O mandato teve início em 1º de janeiro de 2017. Foi reeleito, em segundo turno, no dia 29 de novembro. O prefeito teve 54% dos votos válidos. Ele derrotou Zé Raimundo, que teve 46% dos votos.
RELEMBRE – Após avaliação médica, na noite de quinta-feira, 17 de dezembro de 2020, o prefeito Herzem Gusmão se ausentou dos despachos do gabinete. A vice-prefeita Irma Lemos passou a desempenhar a função de prefeita no período em que o prefeito Herzem Gusmão se afastou por motivos de saúde.
O prefeito apresentou uma lesão pulmonar com necessidade eventual de suporte de oxigênio e passou a receber cuidados médicos em sua residência. No início da noite de sexta-feira, 18, Herzem Gusmão deu entrada no Hospital Samur para continuação do tratamento contra a Covid-19.
O prefeito apresentou complicações pulmonares e evoluiu para a necessidade da utilização de oxigênio. Na unidade hospitalar, ele passou por novas avaliações e exames médicos.
BIOGRAFIA – Herzem Gusmão (MDB), reeleito prefeito de Vitória da Conquista, tem 72 anos e é conquistense. Em segundo turno, ele derrotou o candidato Zé Raimundo (PT), que ficou em 2°.
Nasceu em 2 de junho de 1948, em Vitória da Conquista. Iniciou a carreira trabalhando na Rádio Clube da cidade, aos 20 anos, com o programa Resenha Geral. É formado em Direito e pós-graduado em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Se habilitou como jornalista em1968, se consolidando como um dos principais nomes do rádio conquistense devido à sua voz marcante.
Ele tem passagem por diferentes partidos políticos, da esquerda e da direita. Iniciou na política partidária na década de 1980, quando se filiou ao PDT. Posteriormente, fez parte dos quadros do PSB (1995-2007). Depois se filiou ao PSDB (2007-2009) pelo qual disputou sua primeira eleição à Prefeitura, em 2008.
Já em 2009, entrou para o PMDB (atual MDB) por meio do qual foi eleito deputado estadual suplente, em 2014 – ocupando o cargo por 15 meses, em 2015. Em 2016 foi eleito pela primeira vez prefeito de Vitória da Conquista. Na oportunidade ele venceu Zé Raimundo (PT), que foi derrotado mais uma vez em 29 de novembro do ano passado.
A vice-prefeita eleita, Ana Sheila Lemos Andrade, é empresária e natural de Vitória da Conquista. Sheila Lemos, como é mais conhecida, tem 48 anos de idade, é filha da ex-vice-prefeita, Irma Lemos e nasceu em 29/06/1972.
PROPOSTAS DE HERZEM – Em seu plano de governo, Herzem Gusmão prometeu garantir a boa gestão dos recursos públicos, promover a racionalização dos processos internos da prefeitura e manter o equilíbrio das contas públicas municipais.
Gusmão afirmou que iria consolidar a implantação da Guarda Civil Municipal e promover melhorias da estrutura física das Unidades de Saúde, garantindo atendimento de qualidade a toda a população.
Ainda na saúde, o prefeito reeleito disse que iria implantar novas academias da saúde nos bairros e ampliar a oferta de medicamentos da Farmácia Básica, respeitando os preceitos do SUS.