LUTO EM CONQUISTA | Em nota ao Sudoeste Digital, Corpo de Bombeiros desmente fake news sobre cortejo fúnebre

Procurado pelo Sudoeste Digital, o Corpo de Bombeiros desmentiu uma informação que passou a circular em grupos de whatsapp sustentando que o governador Rui Costa teria proibido os bombeiros de conduzir o caixão com o corpo de Herzem Gusmão, nesse sábado, 20, pelo roteiro determinado pela Prefeitura.

O Corpo de Bombeiros emitiu uma Nota de esclarecimento: 

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) e o 7° Grupamento de Bombeiros Militar (7°GBM/Vitória da Conquista lamentam profundamente a morte do prefeito de Vitória da Conquista Herzem Gusmão. O 7°GBM informa que não recebeu nenhuma solicitação formal para que as viaturas da unidade  acompanhem o cortejo de despedida ao prefeito, que vai ser realizado neste sábado (20). Informa ainda que devido às restrições relacionadas ao COVID não está participando, em nenhum local do Estado, de cortejo fúnebre, para não expor a população e os bombeiros ao risco de contaminação.

Viralizada por membros da gestão municipal, a notícia falsa – com erro de concordância verbal – acabou replicada por diversas pessoas e chamou a atenção dos que não buscaram se informar com fontes oficiais.

 A reportagem do Sudoeste Digital tenta contato com a prefeita Sheila Lemos para buscar entender a origem da notícia falsa e as providências a serem adotadas, já que a fonte partiu de membros do segundo escalão municipal, conforme atestam prints

Muitos repudiaram o ato, disseminado por algumas pessoas do próprio governo municipal e até membros da própria imprensa, justamente num momento de luto, onde todas as correntes políticas se irmanaram na dor da família e amigos. 

ATUALIZADO – Em entrevista ao Blog do Sena, o presidente da Câmara, Carlos Dudé, rechaçou a informação do GBM e comentou a atitude do Corpo de Bombeiros da Bahia. “Nos fizemos uma solicitação relacionada ao translado do corpo do prefeito da terceira maior cidade da Bahia, algo que e muito natural, mas o Corpo de Bombeiros da Bahia entendeu que não deveria nos atender, o que nos entristece. É uma momento de dor para a cidade, e a gente solicita um carro para fazer o cortejo daqui até o Cemitério do Saudade, e é negado. Ora, sinceramente, eu não entendo essa forma de gerir as coisas”, disse Dudé.

Ainda segundo Dudé, a Câmara fará uma moção de repúdio à atitude. “Ficamos muito entristecidos com essa atitude, que não é uma atitude digna. Faremos uma moção de repúdio ao Governo do Estado da Bahia e ao Corpo de Bombeiros da Bahia. Essa não é a atitude de um estadista!”, criticou o presidente.

SOBRE O CORTEJO – O corpo do prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, que morreu após complicações da covid-19, vai chegar no Aeroporto Glauber Rocha, no sudoeste baiano, na manhã deste sábado (20), dia em que acontecerá o velório e o enterro. O gestor municipal estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, tratando as complicações da doença, diagnosticada em dezembro de 2020. 

De acordo com informações da prefeitura, após chegar na cidade, o corpo será levado para a Casa de Eventos Mediterrâneo, no bairro Boa Vista, onde acontecerá o velório. A cerimônia contará com a presença de familiares, imprensa e poucas pessoas por causa da pandemia. 

Além disso, um cortejo fúnebre vai percorrer as ruas de Conquista para que as pessoas possam se despedir de Herzem Gusmão. O enterro será no jazigo da família Gusmão, no Cemitério da Saudade. O acesso ao local também será restrito à família.


COMPARTILHAR