LUTO | Antenor Liberal Batista, fundador das Lojas Insinuante

Faleceu na manhã desta 3ª feira (5), em Salvador, o empresário Antenor Liberal Batista, aos 93 anos de idade. Nascido em Afogados da Ingazeira – PE.

Em Vitória da Conquista, com outros irmãos, Antenor chegou à terra do frio em 1952, e logo com o irmão, Adalberto Liberal Batista, fundou as Lojas Insinuante.

O outro irmão, saudoso Agenor Liberal Batista, pai do empresário Pedro Batista da Pel, foi outro grande empreendedor na cidade tendo implantado a Nordeste Construções, outra grande empresa conquistense.

O sepultamento ocorreu em Salvador, às 14 horas, com apenas 10 pessoas no velório – devido a crise da Covid-19.

HISTÓRIA – A Insinuante surgiu em Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, em 1959. A primeira loja vendia apenas sapatos femininos – daí o nome. Alguns anos depois, seu fundador, o comerciante pernambucano Antenor Liberal Batista, abriu ao lado a primeira loja de móveis.

Com a explosão do mercado de televisores, nos anos 70, passou a vender também eletrodomésticos. Quem expandiu a rede foi o primogênito de Antenor. Na década de 80, Luiz Carlos, então um jovem estudante de administração de empresas, abriu a primeira loja Insinuante na Baixa dos Sapateiros, bairro popular de Salvador.

A rede tornou-se conhecida ao veicular anúncios em intervalos do programa Silvio Santos, no SBT, pela afiliada Itapoan. As promoções eram lidas por uma voz igual à do célebre locutor Lombardi, porém com acentuado sotaque baiano. Foi um sucesso. Depois disso, a rede cresceu com a aquisição de concorrentes locais, como a Ipê Eletrodomésticos e a Correia Ribeiro.


COMPARTILHAR