O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Livramento de Nossa Senhora, expediu a Recomendação 001/2025 nessa quarta-feira (15) para intensificar a segurança e a fiscalização durante o Festejo de São Gonçalo da Canabrava, tradicional evento que será realizado entre os dias 19 e 28 de janeiro de 2025, reunindo cerca de 10 mil pessoas. A recomendação foi motivada por relatos e evidências de práticas ilegais cometidas durante eventos paralelos realizados no mesmo período. Entre as irregularidades mencionadas, estão pilotagem sob efeito de álcool e entorpecentes, manobras perigosas, retirada de placas e adulteração de descargas para promover barulho excessivo.
Esses atos, captados em anos anteriores e divulgados na rede social Instagram pelo perfil “cana_brava2024”, geram riscos significativos à segurança pública e ao tráfego local.
A promotora de Justiça, Emy Kadma Silva Sobral Ganzert, recomendou ao Comando da 46ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) a intensificação das ações de fiscalização de trânsito durante o evento, com adoção de medidas preventivas e repressivas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Caso ocorram apreensões de veículos, estes deverão ser encaminhados ao CIRETRAN de Brumado. Além disso, cópias da recomendação foram encaminhadas à prefeita municipal de Livramento de Nossa Senhora, ao presidente da Câmara Municipal, ao delegado de Polícia Civil, e aos representantes da comunidade e dos motociclistas envolvidos. | com informações do MPe e Agora Sudoeste.