Serão publicadas cinco videorreportagens ao longo do mês de agosto. Projeto é uma adaptação para o audiovisual da editoria ‘Histórias à Margem’ e foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia.
Dar visibilidade às trajetórias de pessoas que integram povos e comunidades tradicionais do município de Vitória da Conquista, no Sudoeste Baiano. Essa é a proposta do projeto ‘Histórias à Margem: uma série de videorreportagens para reels’, realizado pelo Conquista Repórter. Por meio da linguagem audiovisual, serão apresentadas cinco histórias que evidenciam a resistência de grupos marginalizados pela sociedade e estimulam reflexões sobre diferentes problemas sociais.
O projeto é uma adaptação para o audiovisual da editoria ‘Histórias à Margem’, série especial do veículo que coloca em evidência personagens do cotidiano da cidade. A escolha das histórias a serem contadas no formato de vídeo levou em consideração a possibilidade de trazer à tona temas relevantes para o debate público, como o racismo religioso, a luta de povos originários para preservar suas culturas e memórias, e os papéis de lideranças comunitárias para a formação de futuras gerações.
As cinco videorreportagens serão publicadas no perfil do Conquista Repórter no Instagram, e também em outros canais de distribuição do veículo, como YouTube e TikTok. Os conteúdos serão divulgados semanalmente, durante o mês de agosto. Posteriormente, será realizada uma live com alguns dos personagens centrais das histórias para aprofundar o debate sobre a importância da cultura quilombola e indígena na região Sudoeste da Bahia.
O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.